Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Música

Porto recebe obras do organista holandês Sweelinck

A igreja de S. Lourenço (Grilos), no Porto, recebe este sábado, pelas 17h00, o quarto concerto do Festival Sweelinck, com interpretação do organista italiano Giampaolo Di Rosa.

A iniciativa, com entrada livre, inscreve-se na série dedicada ao mestre organista holandês Jan Pieterszoon Sweelinck (1562-1621), compositor, organista e pedagogo musical que trabalhou no final do período Renascentista e início do Barroco.

Sweelinck, nascido há 450 anos, foi considerado um dos maiores organistas do seu tempo e compositor para obras de teclado (cravo e órgão), dando origem à grande tradição organística do norte da Europa ao longo do séc. XVII,

Gianpaolo di Rosa tem apresentado a obra de Sweelinck em concertos no órgão da igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, de que é organista titular, e no órgão ibérico da igreja de S. Lourenço, do Seminário Maior do Porto.

“Fantasia (Mixolydian)”, “Nun freut euch, lieben Christen gemein”, "Pavana lachrimae" “O lux beata trinitas” e Salmos 116 e 140 são algumas das obras incluídas no programa.

O último concerto do festival, também interpretado por Gianpaolo di Rosa na igreja de S. Lourenço, está marcado para 24 de novembro, às 16h00.

 

 

 

Voz Portucalense / SNPC
© SNPC | 28.09.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

ImagemJan Pieterszoon Sweelinck

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página