Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (16.7.2013)

Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade pede «responsabilidade e patriotismo»

O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) apelou à «responsabilidade e patriotismo» dos responsáveis políticos em Portugal para superar a atual indefinição sobre o Governo e alterar o «ciclo da espiral recessiva».

«Os últimos acontecimentos fazem temer o pior. Parecia só faltar um ano para o fim de um humilhante protetorado: não falta, porém, quem o queira prolongar», refere o padre Lino Maia, no editorial de julho do mensário «Solidariedade». 

O responsável pede que o próximo ano seja aproveitado para a «inadiável e corajosa correção de estratégia, adiando para o fim da troika o início de um novo ciclo político».

Para o padre Lino Maia, o país vive «um ciclo excessivamente longo e cada vez mais aprofundado, que tem gerado mais pobreza e mais desemprego».

Saiba mais

Imagem

 

Jornada Mundial da Juventude: programa

A Jornada Mundial da Juventude vai decorrer no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho. A primeira missa, celebrada na Praia de Copacabana, é presidida pelo arcebispo, D. Orani Tempesta, às 19h00 locais (mais quatro em Lisboa).

De 24 a 26 realizam-se as catequeses, em cerca de 30 línguas, com intervenções de bispos de vários países, incluindo oito de Portugal, sobre o tema da Jornada, "Ide e fazei discípulos de todos os povos".

O evento inclui uma "Feira Vocacional", que apresenta «a diversidade e riqueza dos carismas das Congregações, Movimentos e Comunidades Religiosas» em 130 stands, além de confessionários, praça de alimentação, palco e tendas para missas, adoração e oficinas.

A tenda de adoração ao Santíssimo Sacramento é coordenada pelas Missionárias da Caridade, religiosas que seguem o carisma da Madre Teresa de Calcutá.

O "Festival da Juventude" promove centenas de eventos, entre espetáculos, vigílias, exposições, recitais, filmes, peças de teatro e danças em diferentes locais da cidade.

O papa vai ser acolhido pelos jovens na mesma praia, a 25 de julho, numa cerimónia marcada para as 18h00. No dia seguinte, no mesmo espaço, decorre a Via-sacra presidida por Francisco, também às 18h00.

O centro do encontro transfere-se no sábado para Guaratiba, a 40 km do Rio, que acolhe os atos conclusivos, a começar pela vigília de oração, às 19h00.

A missa final, a partir das 10h00 de domingo, é antecedida por três horas de apresentações musicais e oração. Após a celebração, Francisco anuncia a cidade que vai sediar a próxima Jornada.

Saiba mais

Imagem

 

Santuário de Fátima oferece semana de férias para famílias com filhos portadores de deficiência

O Santuário de Fátima promove em agosto e início de setembro um campo de férias gratuito para famílias com crianças, jovens e adultos portadores de deficiência.

O projeto começou há sete anos com o objetivo de ajudar pais e mães de crianças e jovens deficientes, a partir dos sete anos, dando-lhes a oportunidade de descansarem durante uma semana.

«Muitas famílias vêm, sentem-se acolhidas e permanecem para acompanhar os filhos», vivendo assim «uma experiência extremamente enriquecedora», declarou o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas.

Saiba mais

FotoAgência Ecclesia

 

Santuário de Fátima leva mensagem mariana às crianças através da música

O Santuário de Fátima inicia a 4 de agosto o projeto “Oficinas Musicais Criativas”, que tem como principal objetivo fazer chegar a mensagem mariana às crianças e adolescentes através da música.

A iniciativa envolve a abertura de duas “Oficinas Musicais Criativas”: entre 4 e 7 de agosto, para adolescentes dos 10 aos 13 anos, e de 25 a 28 do mesmo mês, para crianças entre os 8 e os 10 anos.

Sob a coordenação do maestro Paulo Lameiro, responsável pela direção artística do projeto, os mais novos vão ter a oportunidade de conciliar a vertente musical com outras atividades, como leitura, teatro, dança, pintura, artes plásticas e desporto.

Saiba mais

Foto

 

Índia: cardeal condena violação de religiosa

O presidente da Conferência Episcopal Indiana, cardeal Oswald Gracias, condenou a violação de uma religiosa das Franciscanas Missionárias de São José em Chennai, e criticou a “apatia” do Governo.

«Condeno veementemente a violação em grupo sofrido por esta jovem irmã. Este tipo de violência é terrorismo físico contra as nossas mulheres e contra a humanidade, um dos piores crimes possíveis”, assinala o responsável.

Segundo a agência AsiaNews,a religiosa de 28 anos foi sequestrada e violada por um grupo de homens, durante uma semana, no distrito de Kandhamal (Orissa).

Saiba mais

Imagem

 

Arcebispo angolano eleito presidente do organismo que reúne episcopados católicos de África

O arcebispo angolano D. Gabriel Mbilingi foi eleito presidente do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar (SECAM), após reunião plenária desta organização em Kinshasa, República Democrática do Congo.

O arcebispo de Lubango disse à Rádio Vaticano que a prioridade do organismo deve passar por promover a «comunhão», com «sensibilidade aos problemas que se vivem em cada região», bem como «a justiça e a reconciliação».

Na mensagem final da assembleia, os bispos convidam todos os cidadãos do continente «a envolverem-se com urgência na luta por uma ordem social justa, onde todos possam gozar dos direitos associados à sua dignidade humana».

Saiba mais

Imagem

 

 

Redação: Agência Ecclesia
Seleção / Edição: SNPC
17.07.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página