Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (18.7.2013)

Cáritas Portuguesa apresenta projeto para dar trabalho a pessoas com mais de 45 anos

A Cáritas Portuguesa vai apresentar o projeto "Rede de Competências", que pretende aproximar do mercado de trabalho pessoas com mais de 45 anos, ativas, desempregadas ou reformadas.

A iniciativa pretende possibilitar a «comunicação e partilha» de competências técnico-profissionais com «possíveis empregadores».

A rede disponibiliza o perfil de competências de quem aderir, bem como projetos de trabalho empresarial e social para combater a exclusão do mercado de trabalho.

Saiba mais

 

Instituições católicas aderem a rede de apoio a pessoas vítimas de tráfico

Foto

A Obra Social das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, o Serviço Jesuíta aos Refugiados e a Congregação das Irmãs Adoradoras Escravas do Santíssimo Sacramento, ligadas à Igreja católica, integram a nova rede de apoio a pessoas vítimas de tráfico humano

A irmã Júlia Bacelar, do Instituto das Irmãs Adoradoras, considera que o projeto, coordenado pelo Governo através da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, vai uniformizar práticas e agilizar processos no tratamento de uma «realidade alarmante».

De acordo com a organização não-governamental Oikos, que integra a rede formada por mais de 20 organismos públicos e privados, o tráfico de seres humanos é a segunda maior fonte ilegal de lucro no mundo, só suplantada pelo tráfico de droga.

Estima-se que três milhões de pessoas, homens e mulheres, crianças e adultos, sejam vítimas de tráfico, em áreas como trabalho escravo, exploração sexual e venda de órgãos e tecidos.

«O maior problema é a identificação das vítimas», explica a religiosa: «Nunca se sabem números concretos, nem onde estão; vê-se só a ponta do icebergue».

Saiba mais

 

Cáritas denuncia miséria na Faixa de Gaza

Foto

O presidente da Cáritas Jerusalém diz que o embargo imposto por Israel e pelo Egito aos palestinos da Faixa de Gaza obriga a população a viver abaixo do limiar da pobreza.

O padre Raed Abusahlia mostrou-se impressionado com a «miséria» a que estão sujeitas aquelas comunidades, que desde 2007 estão confinadas a «uma prisão a céu aberto».

A adesão do Egito ao embargo agravou a situação da população, dado que aquele país era uma das únicas fontes de acesso a alimentos e medicamentos.

A Cáritas está a coordenar vários serviços, como um centro de próteses artificiais, uma clínica móvel e um centro médico que atua junto dos campos de refugiados.

A instituição católica trabalha também com grupos de apoio para crianças traumatizadas pelos bombardeamentos,  e com núcleos de voluntários que distribuem alimentos e financiam famílias que ficaram sem casa devido ao conflito armado.

O saneamento básico no território é inexistente e «todas as descargas terminam no mar», transformando a água num foco de potenciais «infeções e epidemias», relatou.

«A eletricidade desaparece por horas e horas», o que coloca em causa a assistência nos hospitais.

Saiba mais

 

Diocese de Leiria-Fátima tem novo site

Imagem

A diocese de Leiria-Fátima apresentou a sua renovada página na internet (www.leiria-fatima.pt, que aposta num serviço «útil e eficaz», com um «visual mais leve e cativante».

A página apresenta separadores com informações sobre a diocese, a sua história e padroeiros, ligações para as redes sociais e dados sobre pessoas, serviços, paróquias, associações eclesiais e instituições, além de documentação diversa.

Saiba mais

 

Fonte: Agência Ecclesia
Edição: Rui Jorge Martins
© SNPC | 18.07.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página