Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (28.8.2013)

Luís Miguel Cintra lê "Sermão do bom ladrão", do Padre António Vieira

O ator e encenador Luís Miguel Cintra lê na noite desta quarta-feira na casa dos Jesuítas em Soutelo, Braga, o “Sermão do bom ladrão”, sobre questões sociais, proferido em 1655 pelo Padre António Vieira.

O superior da Companhia de Jesus em Portugal destacou a pertinência da obra, dedicada à questão social, para a sociedade do século XXI.

«É impressionante a acutilância e a atualidade do texto; trata-se de uma peça notável e contundente, que na época não poupou ninguém, desde as classes mais desprotegidas até ao rei», apontou o padre Alberto de Brito.

Teatro e música marcaram as noites de junho a agosto no Centro de Espiritualidade e Cultura: «Combinámos a beleza do claustro da casa com as noites amenas do verão para oferecer um programa cultural variado».

Saiba mais

 

Papa Francisco exorta jovens a construírem futuro de «beleza, bondade e verdade»

O papa encontrou-se esta tarde, no Vaticano, com mais de 500 jovens da diocese italiana de Piacenza-Bobbio, tendo-os incentivado a construírem um futuro de «beleza, bondade e verdade».

«Este é o desafio, o vosso desafio, vocês conseguem fazê-lo, vocês têm poder para isso, coragem, vão em frente», exortou.

Francisco encorajou os jovens «remarem contra a maré» e a não terem medo de «fazer barulho» no meio de «uma civilização que está a fazer tanta coisa mal».

Saiba mais

 

Jesuítas em Portugal planeiam linhas de ação para os próximos seis anos

Os jesuítas portugueses reúnem até sábado em Soutelo, Braga, para debaterem linhas de ação para os próximos seis anos.

O encontro, que começa esta noite, vai ter como pontos prioritários «a educação e evangelização da juventude, o apostolado intelectual e a intervenção cultural, e a promoção da justiça social».

A Companhia de Jesus desenvolve a sua missão em nove paróquias, é responsável pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga), coordena três colégios com um total de cinco mil alunos e realiza animação pastoral com cerca de 400 alunos universitários.

A congregação tem também duas casas de espiritualidade (Soutelo, Braga, e Rodízio, Sintra), que acolhem anualmente milhares de pessoas.

O superior dos Jesuítas afirma que a crise económica e social levou as pessoas «a procurarem mais» os serviços e programas propostos pelas duas casas: «Quando veem tudo a abanar e muita coisa a mudar, então as pessoas perguntam afinal o que é que importa, afinal o que é que dura, o que é que tem futuro».

Os Jesuítas pretendem também aproveitar melhor as potencialidades do centro Brotéria, em Lisboa, e particularmente da biblioteca da revista homónima, com mais de 170 mil volumes, colocando-a «mais ao serviço da população», adiantou o padre Alberto Brito.

O responsável destacou ainda que a formação catequética das crianças dispõe de uma rede que «chega a todo o lado», mas «aos adolescentes menos, aos jovens pouquíssimo, e para os adultos, que são quem mais precisam, não há nada», realidade que precisa de ser radicalmente alterada.

Saiba mais

 

Festas de Nossa Senhora do Castelo valorizam cante alentejano

O programa das festas em honra de Nossa Senhora do Castelo, que decorrem de 4 a 8 de setembro em Aljustrel, propõe-se divulgar o cante, género musical alentejano, e o canto religioso e popular da região.

O cartaz inclui «novidades de cariz cultural e religioso», como a atuação, a 5 de setembro, «de todos os grupos corais e coros paroquiais do concelho de Aljustrel, para homenagear Nossa Senhora e divulgar o cante e canto religioso e popular alentejano».

Saiba mais

 

Procissão de Nossa Senhora da Praia vai até ao mar

A Praia da Maçãs, em Colares, Sintra, recebe este domingo a procissão de Nossa Senhora da Praia.

Após a missa, a celebrar na capelinha, às 16h00, realiza-se a procissão que habitualmente reúne milhares de pessoas que acompanham os nove andores até à praia, e daí até ao mar.

As festas remontam a 1896, na sequência da construção de uma ermida por Alfredo Keil, compositor da música do Hino Nacional de Portugal.
Saiba mais

 

Concerto angaria fundos para a basílica do Sameiro

O «Choir of The Queen's College» interpreta a 6 de setembro, na sé de Braga, peças da Renascença e do Barroco, incluindo obras portuguesas pouco conhecidas, numa iniciativa que visa angariar fundos para as obras do telhado da basílica do Sameiro.

O grupo universitário do Reino Unido foi nomeado para um Grammy, considerado o mais importante prémio internacional de musica, pela participação na banda sonora do filme «Harry Potter e o Enigma do Príncipe».

A direcção musical do concerto agendado para as 21h30 é do maestro e musicólogo Owen Rees, responsável por interpretações de obras principais compositores portugueses dos séculos XVI e XVII.

Saiba mais

 

Encíclica "Lumen fidei" vendeu 200 mil exemplares num mês em Itália

A encíclica "Lumen fidei", assinada pelo papa Francisco e redigida com o papa emérito Bento XVI, vendeu em Itália mais de 200 mil cópias num mês.

A próxima encíclica de Francisco, "Bem-aventurados os pobres", não interpreta a pobreza no sentido ideológico ou político, mas evangélico, esclareceu o papa.

Até 24 de novembro, quando se conclui o Ano da Fé, Francisco deverá publicar a exortação apostólica sobre a nova evangelização, na sequência do sínodo dos bispos sobre o mesmo tema realizado em outubro no Vaticano.

Saiba mais

 

Fontes: Agência Ecclesia, News.va
Edição: Rui Jorge Martins
© SNPC | 28.08.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página