Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Intelectuais muçulmanos saúdam documento sobre a Fraternidade, do papa Francisco e imã de Al-Azhar

O documento sobre “A Fraternidade humana em prol da paz mundial e da convivência comum”, assinado a 4 de fevereiro pelo papa e pelo grande imã da mesquita Al-Azhar, Ahmed al-Tayyeb, no decurso da viagem de Francisco ao Emirados Árabes Unidos, a primeira de um pontífice à península arábica, é «um acontecimento sem precedente, no plano institucional, na história das relações entre cristãos e muçulmanos».

No texto de 15 páginas intitulado “A Fraternidade para o conhecimento e a cooperação”, 22 intelectuais e responsáveis muçulmanos saúdam a publicação do documento comum, que veem como o sinal de que «uma nova fase está a abrir-se, sob diferentes aspetos», nas relações entre as duas religiões.

«Esta fase parece orientar-se para o reconhecimento da legitimidade e da diversidade providenciais das revelações [divinas], das teologias, das religiões, das linguagens e das comunidades religiosas», assinala o texto.

Os signatários consideram que «as diversidades já não são consideradas como um apelo à conquista ou ao proselitismo, ou um pretexto para uma simples tolerância de fachada, mas como uma oportunidade para exercer e colocar em prática a fraternidade, que é “uma vocação contida no plano de Deus para a criação”, tal como afirma o próprio documento».

Por isso, o «respeito pela pluralidade religiosa» requer o «reconhecimento do outro», que não é «nem uma uniformidade forçada, nem um sincretismo conciliador», mas «uma advertência face ao risco de situar um grupo contra o outro, ou em lugar do outro».



«Começa a emergir a ideia de que o conceito cristão de Deus, na sua essência, não é fundamentalmente contrário à visão islâmica, ainda que se apresente formalmente de maneira diferente»



O texto é subscrito, entre outros, por responsáveis sufis, bem como por personalidades há muito envolvidas no diálogo entre islão e cristianismo, provenientes de países como o Senegal, Argélia, Líbia, Paquistão, Emiratos Árabes Unidos, Iraque, Itália, Bósnia, Eslovénia e EUA.

Publicado numa página da internet criada para a ocasião, o texto lembra algumas das etapas, do lado católico, do diálogo entre o islão e o cristianismo, como a declaração “Nostra aetate”, do concílio Vaticano II, a visita de S. João Paulo II a Marrocos ou o encontro em Assis, em 1986.

«Depois deles, começa a emergir a ideia de que o conceito cristão de Deus, na sua essência, não é fundamentalmente contrário à visão islâmica, ainda que se apresente formalmente de maneira diferente», escrevem.

Os autores lembram que «o diálogo inter-religioso é recomendado pelo Corão, que apela a pô-lo em prática “da melhor maneira”», e nos dias que correm «é vital», e alertam para a tentação de «compreender ou de praticar» os valores da «fraternidade, misericórdia e espiritualidade (…) de maneira excessivamente sentimental ou emocional».

«Esperamos que, através deste encontro e deste documento, a comunidade muçulmana em todo o mundo encontrará um novo impulso e uma nova inspiração em favor de um diálogo interno, para fazer novamente da sua natural “unidade na diversidade” um valor comum em partilha», concluem os signatários.


 

Anne-Bénédicte Hoffner
In La Croix
Trad.: Rui Jorge Martins
Imagem: Papa Francisco e imã Ahmed al-Tayyeb | Emirados Árabes Unidos, 4.2.2019 | Sala de Imprensa da Santa Sé | D.R.
Publicado em 12.07.2019

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos