Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

O seu presépio

Advento e Natal são tempos de presépio. O que preparamos em nossas casas, seja antigo, aumentado a cada ano ou inalterável desde sempre, seja recente ou erguido do zero a cada ano, é provavelmente o que nos é mais querido.

Em torno de cada presépio, do mais simples ao mais elaborado, nascem sempre histórias para contar. A de Jesus, Maria e José em primeiro lugar, narrativa tão antiga e sempre nova. Mas à volta da manjedoura evocam-se também tradições familiares, momentos de ternura, preces e conversões…

E não só em casa. Nas ruas, igrejas, escolas, empresas, instituições, em mil e um lugares há presépios que tocam a fé, o coração - por termos estado envolvidos na sua montagem, por nos recordarem episódios marcantes na nossa vida, por serem belos, sóbrios, artísticos, extraordinários.

«O presépio e a árvore comovem o coração de todos, até de quem não crê, porque falam de fraternidade, intimidade e amizade, exortando os homens do nosso tempo a redescobrir a beleza da simplicidade, da partilha e da solidariedade. São um convite à unidade, à concórdia e à paz; um convite a dar lugar, na nossa vida pessoal e social, a Deus, que não vem impor o seu poder com arrogância, mas oferece-nos o seu amor todo-poderoso através da figura frágil de um Menino. Portanto, o presépio e a árvore transmitem uma mensagem de luz, esperança e amor», afirmou o papa Francisco.

O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura convida-a(o), pelo segundo ano consecutivo, a partilhar connosco e com os nossos leitores o “seu” presépio, esteja ele em sua casa ou no exterior, com uma, duas ou três imagens, não mais. Junte o seu nome, local onde o presépio está instalado e, se desejar, uma breve descrição, uma linha na máximo.

Envie-nos a(s) fotografia(s), em formato “jpg”, com o mínimo de 1500 pixels de comprimento por 700 pixels de altura (equivalente a 11 cm de comprimento por 6 de altura), para o endereço presepios@snpcultura.org. Teremos todo o gosto em publicar as imagens, logo que possível, a partir desta página.





 

 

SNPC
Imagem de topo: alessandro0770/Bigstock.com
Atualizado em 13.12.2018

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos