Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

«Intensa religiosidade» marca exposição de presépios do Norte de Portugal

«Intensa religiosidade» marca exposição de presépios do Norte de Portugal

Imagem

O convite a «aprofundar o conhecimento do artesanato do norte de Portugal na sua expressão de intensa religiosidade» marca a exposição de presépios que vai ser inaugurada esta quinta-feira, 7 de dezembro, em Évora.

A mostra, que decorre até fim de outubro de 2018 na igreja de S. Francisco, é composta pela coleção Canha da Silva, formada por cerca de 300 presépios, dos quais 207 ficarão expostos e 37 integram a exposição permanente, refere uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«Característicos são os trabalhos em barro, a cestaria, a tecelagem manual, a latoaria, as rendas e os bordados, que no Minho se mostram de maneira mais exuberante e variada. As rendas de bilros surgem sobretudo nas localidades do litoral, como Vila do Conde, confirmando o ditado popular “onde há redes há rendas"», salienta o texto.

A mostra destaca também «a produção de Barcelos, com um figurado pleno de encantamento que afirma no barro vermelho a sua devoção. Cada boneco assume-se como um objeto de culto caracterizado por cores exuberantes, num imaginário de bestas e monstruosidades, de diabos e de figuras religiosas numa mescla de respeito e malandrice».

Os presépios «são um excelente exemplo do artesanato tradicional que tem vindo a adaptar-se e a conviver com outras manifestações, e do “novo artesanato”, “artesanato contemporâneo” ou “artesanato urbano”, que recria novos modelos utilizando outros materiais e tecnologias».

Na inauguração da exposição atua o Grupo de Cantares de Évora, que entoará modas do seu reportório no terraço da Galilé, «com vista privilegiada sobre a cidade de Évora».

A iniciativa constitui igualmente uma oportunidade para (re)visitar a igreja de S. Francisco, distinguida com os prémios IHRU Nuno Teotónio Pereira 2016 e Nacional de Reabilitação Urbana 2017, ambos no âmbito do restauro.

O templo, a capela dos Ossos, o núcleo museológico e a coleção de presépios estão abertos todos os dias, das 9h00 às 17h00.



 

SNPC
Publicado em 06.12.2017 | Atualizado em 23.04.2023

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos