Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Música e espiritualidade

Joana Carneiro: dirigir «é uma forma de oração»

A maestrina Joana Carneiro considera que dirigir orquestras «é uma forma de oração» e de «sair de um plano terreno e chegar a qualquer coisa de inexplicável».

«Foi-me dado o dom que tenho, Gratuitamente. O dom para a música, para a comunicação através do meu corpo. É uma história bíblica, a parábola dos talentos. O que é que fazemos com o que nos é dado? Escondemos na terra ou investimos para que os três talentos que nos dão se transformem em dez?», questiona em entrevista publicada este domingo no “Público”

A narrativa bíblica traduz o fundo religioso de Joana Carneiro: «Sendo uma pessoa espiritual e católica tenho enraizada em mim essa inspiração». E acrescenta: «Tem um fundo espiritual, a música, em mim. O serviço [a que me sinto obrigada] é perante esse mistério do que me foi dado».

Joana Carneiro recordou a visita do papa Bento XVI a Portugal, em maio de 2010: «Tive um pequeno momento com o Santo Padre, e com o Manoel de Oliveira, oferecemos-lhe uma escultura».

Em fevereiro de 2011 dirigiu o concerto que assinalou os 75 anos do cardeal-patriarca, D. José Policarpo, que, diz, a tem acompanhado de «modo generoso e amigo».

À cabeça das figuras que inspiraram o trajeto artístico de Joana Carneiro está a família: «Tudo começa com a nossa família. É um dos pilares mais importantes, e sem ele nunca teria seguido esta carreira nem vivido tão livremente quem sou».

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 17.09.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoJoana Carneiro

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página