Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Lisboa

Jornadas de Teologia desafiam a imaginar a Igreja do futuro

“Imaginar a Igreja - Sinodalidade, Colegialidade, Ministério de Pedro” é o tema geral das Jornadas de Estudos Teológicos que a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) realiza de 26 a 28 de fevereiro.

A iniciativa pretende «partir da situação atual, fruto da receção do Concílio, e olhar para o futuro tanto no que respeita à vivência da sinodalidade e da colegialidade na Igreja, como em relação aos desafios que se apresentam ao exercício do ministério do Bispo de Roma numa Igreja em contexto de mundialização», refere o site da faculdade.

«A sinodalidade como dimensão estrutural da vida da Igreja a nível universal, das Igrejas locais e das comunidades cristãs» ocupará duas conferências e dois painéis, enquanto que as questões relativas à colegialidade episcopal serão refletidas no segundo dia de trabalhos.

No último dia, os dois temas vão ser enquadrados no âmbito da forma «como o ministério de Pedro é chamado, hoje e no futuro próximo, a ser vivido».

Alphonse Borras, teólogo e canonista belga, e Salvador Pié-Ninot, professor de Teologia Fundamental e de Eclesiologia na Faculdade de Teologia da Catalunha (até recentemente também na Universidade Gregoriana, em Roma) são os dois convidados estrangeiros.

Entre os intervenientes contam-se o arcebispo de Braga e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, D. Jorge Ortiga, o cónego Carlos Paes, especialista em Pastoral, e frei Isidro Lamelas, professor de Teologia Patrística na Faculdade de Teologia

O cónego João Aguiar Campos, presidente do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja e do Conselho de Gerência do grupo r/com (Renascença), e o padre Manuel Barbosa, ex-presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal e atual diretor do Secretariado-Geral da Conferência Episcopal Portuguesa, também intervêm no encontro.

A lista de conferencistas inclui ainda monsenhor Luciano Guerra, antigo reitor do Santuário de Fátima, e padre José Tolentino Mendonça, vice-reitor da Universidade Católica e diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

As três sessões decorrem das 16h00 às 19h30 no auditório 1 da Universidade Católica (Lisboa).

ProgramaPrograma

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 25.02.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página