Marcelo Rebelo de Sousa apresenta novo livro de José Tolentino Mendonça
Marcelo Rebelo de Sousa vai apresentar o novo livro do padre José Tolentino Mendonça, “Nenhum caminho será longo – Para uma teologia da amizade”, editado pelas Paulinas.
A sessão com a presença do professor, jurisconsulto e comentador realiza-se a 16 de outubro em Lisboa, na Fnac do Chiado, às 19h30, revelou a editora ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
O volume de 240 páginas (14,50 €), que se insere na nova série na coleção “Poéticas do Viver Crente”, intitulada “Linhas de Rumo”, está disponível nas livrarias a 8 de outubro.
«Qual será o verdadeiro nome da amizade? E é possível a amizade ser nomeada? Quando nos confrontamos com a pergunta sentimo-nos em embaraço: de sua natureza, a amizade é um sentimento forte e intenso, sem deixar de ser uma experiência discreta, sempre singular no seu registo, quase quotidiana, na sua expressão.
Não é por acaso que, nas nossas sociedades, o amor é tutelado institucionalmente. Não há, porém, nenhuma lei que tutele a amizade. Contudo, ela constitui um património humano sem o qual a nossa vida não seria a mesma ou simplesmente não seria. Falamos muito do amor e pouco da amizade.»
A nova obra do diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, que recentemente publicou o livro de poesia "Estação central", «convoca a cultura e a espiritualidade, a antropologia e a Bíblia, as artes e a experiência comum», refere a editora.
Rui Jorge Martins
© SNPC |
26.09.12

Jornada da Pastoral da Cultura
Fátima, junho 2009


"Nenhum caminho será longo - Para uma teologia da amizade": excertos no novo livro de Tolentino Mendonça
"Estação central": novo livro de poesia de José Tolentino Mendonça





