A teologia visual da beleza
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Miguel Ângelo morreu há 450 anos

Miguel Ângelo (Michengelo di Lodovico Buonarroti Simoni) nasceu a 6 de março de 1475 em Caprese, então República de Florença, atual Itália, e morreu há 450 anos, a 18 de fevereiro de 1564, em Roma, integrada então nos Estados Pontifícios.

Escultor, pintor, arquiteto e poeta, Miguel Ângelo exerceu uma influência sem paralelo na arte ocidental. Os frescos no teto da Capela Sistina, cenário que a Santa Sé escolhe quer para a eleição do sucessor de Pedro quer para encontros com artistas e personalidades do mundo da cultura, constituem hoje, possivelmente, a sua obra mais conhecida.

Foi o primeiro artista a ser objeto de biografia - duas, para sermos exatos - enquanto ainda estava vivo.

Tornou-se aprendiz aos 13 anos, talvez depois de ultrapassar as objeções do pai, aprendendo do pintor mais proeminente de Florença, Domenico Ghirlandaio. O ensino ficou acordado por um período de três anos, mas Miguel Ângelo saiu no primeiro ano porque não tinha mais nada a aprender, conta um dos biógrafos.

Imagem

O seu talento foi notado pelo administrador da cidade, Lorenzo de Medici, o "Magnífico", que o patrocinou, a par de poetas e intelectuais, de que gostava de se rodear. Com esta proximidade, Miguel Ângelo teve acesso à coleção do mecenas, dominada por fragmentos da antiga estatuária romana.

Florença era então considerada o principal centro de arte, atraindo os melhores pintores e escultores da Europa, e a competição entre artistas era estimulante. Contudo, os tempos das grandes encomendas tinham terminado, e pintores como Leonardo da Vinci e o seu professor, Andrea del Verrocchio, nascidos em Florença, tinham partido para outras cidades, em busca de melhores oportunidades. Os Medici foram derrubados em 1494, mas Miguel Ângelo saiu antes do fim do regime.

Foto

Após a passagem por Bolonha e um breve regresso a Florença, concebeu a estátua "Bacchus", produzida em Roma nos anos de 1496-97 a partir de modelos estatuários romanos. Este trabalho levou à encomenda da "Pietà", na basílica de S. Pedro, um dos seus trabalhos mais conhecidos, construído a partir de um só bloco de mármore.

Entre as esculturas produzidas nos anos seguintes incluem-se a figura de David, inicialmente pensada para a catedral de Florença, e representações da Virgem e da Sagrada Família.

ImagemDavid

Após o sucesso de "David", em 1504, Miguel Ângelo envolveu-se em grandes projetos, mas como recusava a colaboração de assistentes, foram vários os que ficaram por concluir.

O chamamento do papa Júlio II pôs fim aos projetos florentinos de Miguel Ângelo, que viajou para Roma, antes de voltar a Florença, para depois regressar à Cidade Eterna, onde ficou responsável pela pintura do teto da Capela Sistina (1508-12), espaço nobre utilizado, por exemplo, para a eleição dos sucessores de Pedro.

ImagemS. Pedro

Inicialmente, o tema principal centrava-se nos apóstolos - os tetos mostravam normalmente figuras individuais, não cenas dramáticas. Vestígios deste projeto são visíveis nas 12 grandes figuras: sete profetas e cinco sibilas. A inclusão de figuras femininas não era habitual, embora não constituísse uma estreia.

O centro da grande superfície curvada foi preenchida com nove cenas do Génesis: três sobre a criação do mundo, três sobre Adão e Eva, e três com narrativas relacionadas com Noé. Além dos profetas e sibilas, há ainda pequenas figuras das 40 gerações de antecessores de Cristo, começando por Abraão.

FotoCapela Sistina

Terminado o teto, Miguel Ângelo regressou a uma encomenda antiga, mudando da pintura para a escultura: o túmulo que o papa Júlio II lhe tinha confiado. A sua morte, em 1513, cortou os fundos e o projeto.

O sucessor, papa Leão X, era um dos filhos de Lorenzo, o "Magnífico", pelo que tinha conhecido Miguel Ângelo desde a infância. Entregou-lhe várias encomendas, mais em Florença, com projetos destinados a eternizar a glória dos Medici, do que no papado. A cidade florentina era então dirigida pelo primo do papa Leão, o cardeal Giulio de Medici, que se veio a tornar o papa Clemente VII entre 1523 e 1534. Miguel Ângelo trabalhou estreitamente com ele em ambos os reinos.

FotoCapela Sistina (teto)

Em 1530 regressa a Florença, onde trabalha em escultura, saindo pela última vez da cidade quatro anos mais tarde, embora mantivesse o desejo de voltar, para terminar algumas das suas obras. Roma será então a sua morada até à morte. É a partir deste período que datam os primeiros poemas de sua autoria que chegaram até hoje.

Em 1534 regressa ao fresco, 25 anos depois, executando para o papa Paulo III o "Último Julgamento", na parede de fundo da Capela Sistina. O esquema das cores é mais simples do que o do teto, enquanto que as figuras têm menos energia e as suas formas menos articuladas.

FotoÚltimo julgamento (Capela Sistina)

Ao centro, Cristo, como juiz, rodeado por uma multidão de apóstolos, santos, patriarcas e mártires, ergue um braço para salvar aqueles que estão à sua direita; à esquerda, a descida aos infernos.

Nos últimos anos, Miguel Ângelo envolveu-se mais na arquitetura, domínio que não exigia menos esforço físico. Dois dos principais espaços monumentais de Roma, o complexo do Monte Capitolino e a cúpula da basílica de S. Pedro, são imagens de marca da cidade. Não terminou nenhum dos projetos, que foram continuados após a morte.

FotoPietà

Ao mesmo tempo que dirigia a arquitetura da basílica petrina, Miguel Ângelo trabalhou em muitos projetos mais pequenos, em Roma. As suas últimas pinturas foram os frescos da Capela Paulina, no Vaticano.

«Porventura, também Miguel Ângelo não tirou precisas conclusões das palavras de Cristo «Quem Me vê, vê o Pai»? Ele teve a coragem de admirar, com os próprios olhos, este Pai no momento em que profere o «fiat» criador e chama à existência o primeiro homem. Adão foi criado à imagem e semelhança de Deus (cf. Gn 1, 26). Enquanto o Verbo eterno é o ícone invisível do Pai, o homem-Adão é o seu ícone visível.

FotoBasílica de S. Pedro

Miguel Ângelo esforça-se de todos os modos por dar de novo a esta visibilidade de Adão, à sua corporeidade, os traços da antiga beleza. Antes, com grande audácia, transfere essa beleza visível e corpórea ao próprio Criador invisível.

Estamos provavelmente diante de uma invulgar ousadia da arte, porque ao Deus invisível não se pode impor a visibilidade própria do homem. Não seria uma blasfémia?

FotoMonte Capitolino, Roma

É difícil, porém, deixar de reconhecer no Criador visível e humanizado o Deus revestido de majestade infinita. Antes, por tudo aquilo que a imagem com os seus limites intrínsecos consente, aqui se disse tudo o que era possível dizer. Tanto a majestade do Criador como a do juiz falam da grandeza divina: palavra comovedora e unívoca, tal como, de outro modo, comovedora e unívoca é a «Pietà» na Basílica Vaticana, e de igual modo o Moisés na Basílica de S. Pedro in Vincoli.»

João Paulo II
Missa por ocasião do restauro dos frescos da Capela Sistina
8.4.1994

 

FotoMoisés (para o túmulo do papa Júlio II)

«Nesta liturgia das Primeiras Vésperas da solenidade de todos os Santos, nós comemoramos o ato com o qual, há 500 anos, o Papa Júlio II inaugurou o fresco da abóbada desta Capela Sistina. (...)

Porquê recordar este acontecimento histórico-artístico numa celebração litúrgica? Antes de tudo porque a Sistina é, por sua natureza, um ambiente litúrgico, é a Capela magna do Palácio Apostólico Vaticano. Além disso, porque as obras artísticas que a ornamentam, sobretudo os ciclos de frescos, encontram na liturgia, por assim dizer, o seu ambiente vital, toda a riqueza e plenitude do seu significado. É como se, durante a acção litúrgica, toda esta sinfonia de figuras se animassem, em sentido espiritual, mas inseparavelmente também estético, porque a percepção da forma artística é um acto tipicamente humano e, como tal, envolve os sentidos e o espírito. Em poucas palavras: a Capela Sistina, contemplada em oração, tem ainda mais beleza, é mais autêntica; revela-se em toda a sua riqueza. (...)

ImagemConversão de S. Paulo, Capela Paulina

Vinte anos mais tarde, no Juízo Universal, Michelangelo concluirá a grande parábola do caminho da humanidade, levando o olhar ao cumprimento desta realidade do mundo e do homem, ao encontro definitivo com o Cristo Juiz dos vivos e dos mortos.»

Bento XVI
31.10.2012

 

Informação sobre Miguel Ângelo: Encyclopaedia Britannica
© SNPC | 17.02.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem
Miguel Ângelo
Desenho de Daniele da Volterra

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página