Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Lisboa

Mosteiro de monjas dominicanas acolhe oficina de diários gráficos

O Mosteiro das Monjas Dominicanas do Lumiar, em Lisboa, acolhe a 8 de dezembro uma oficina (workshop) de diários gráficos, intitulada "Territórios sagrados em cadernos profanos".

O orientador do encontro é Mário Linhares, coordenador de um coletivo de autores portugueses que desenham em diários gráficos as cidades onde vivem e locais por onde viajam, partilhando-os no blogue Urban Sketchers Portugal (http://urbansketchers-portugal.blogspot.pt/), que à entrada apresenta esta citação: «Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar».

«No Lumiar, mesmo no meio da cidade de Lisboa, há um lugar muito especial: o mosteiro de Santa Maria das Monjas Dominicanas. Ainda só lá fui três vezes e a quarta será no próximo dia 8 de dezembro para este workshop tão especial que me desafiaram a fazer num dia único. Depois de muito pensar, o tema territórios sagrados em cadernos profanos ganhou forma e uniu todas as ideias que fui tendo para este dia», escreveu Mário Linhares no seu blogue (http://hakunamatatayeto.blogspot.pt/).

«Os nossos desenhos contam a história do que nos rodeia, os lugares onde vivemos e por onde viajamos», «Usamos qualquer tipo de técnica e valorizamos cada estilo individual», «Apoiamo-nos uns aos outros e desenhamos em grupo», «Mostramos o mundo, um desenho de cada vez» são algumas das diretrizes do "Manifesto Urban Sketchers".

Mário Linhares coordenou entre 19 e 21 de julho um retiro de diários gráficos na Casa Velha, projeto de ecologia e espiritualidade cristã situado na aldeia do Vale Travesso, a 5 km de Ourém, onde se privilegia o contacto com a natureza, o trabalho comunitário e a oração.

A 28 de setembro, Mário Linhares repetiu um workshop na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no museu e igreja de S. Roque, com visita guiada, onde propôs vários exercícios de desenho.

O encontro no mosteiro das monjas dominicanas decorre das 10h00 às 18h00. A inscrição, 35 euros, inclui o almoço.

Imagem

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 27.11.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

DesenhoDesenho de Mário Linhares (det.)

 

Ligações e contactos
Inscrições: linhares.mr@gmail.com
Mosteiro de Santa Maria - Monjas Dominicanas

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página