Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Natal

Museu da Presidência da República apresenta catálogo da exposição "E um filho nos foi dado"

O Museu da Presidência da República, em Lisboa, apresenta este sábado, 23 de março, o catálogo da exposição “E um filho nos foi dado - Iconografia do Menino Deus no Alentejo Meridional”.

«Trata-se de uma obra de síntese teológica, historiográfica e artística em torno do tema da Natividade», explica uma nota de imprensa enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

As peças da Idade Média até 2012 que integram a exposição patente nos jardins do Palácio de Belém constituem «uma oportunidade para se dar a conhecer, de forma aprofundada, nomes e obras maiores da história da arte sacra portuguesa, do século XIII até à atualidade».

«A contextualização das peças no seu tempo histórico e na simbologia cristã permite uma aproximação à narrativa fundadora do cristianismo e o entendimento iconográfico das suas representações», sublinha o comunicado.

Quando inaugurou a mostra, a 14 de dezembro, Cavaco Silva felicitou a diocese de Beja, que organiza a exposição, pelo trabalho realizado na preservação e divulgação das suas peças artísticas.

Foto Presidente da República na Inauguração da exposição

Parte das cerca de 100 obras expostas, pertencentes a museus, igrejas e coleções particulares do Baixo Alentejo, nunca foram antes apresentadas ao público.

A mostra «dá a primazia à vivência comunitária da devoção ao Deus Menino, sinal da identidade de uma região que se orgulha das suas tradições natalícias, mas propõe uma reflexão mais alargada em torno do diálogo da cultura com a religião», referiu o comissário da exposição, José António Falcão, diretor do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, entidade que organiza a exposição, em parceria com o Museu da Presidência.

ImagemAdoração dos Pastores, por Francisco de Campos. C. 1560. Santiago do Cacém, Museu de Arte Sacra

O programa da sessão, marcada para as 18h00, prevê a intervenção dos responsáveis pelas entidades envolvidas na exposição, bem como do jornalista António Marujo, que apresenta o volume.

 

Rui Jorge Martins
Imagens: Museu da Presidência da República
© SNPC | 22.03.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página