Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Ator Nicolau Breyner e escritora Sara Rodrigues intervêm em ação formativa do clero do Sul

O Instituto Superior de Teologia de Évora (ISTE) convidou o ator Nicolau Breyner e a escritora Sara Rodrigues para o encontro formativo do clero da Província Eclesiásistica do Sul, que decorre desde esta segunda-feira em Portimão.

O painel "O que esperamos e desejamos da Igreja", agendado para o último dia de trabalhos, quinta-feira, conta também com a participação de António Marujo, jornalista especialista em temas de religião, revelou ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura o presidente do Conselho Geral do ISTE, cónego José Morais Palos.

«Vamos ter um painel onde ouviremos sensibilidades do mundo da cultura, da literatura ou do espectáculo”, explicou em declarações à Renascença: «São áreas que hoje em dia envolvem muitas pessoas e afetam as suas vidas, daí ser importante ouvir estes setores”, acrescentou.

O responsável salienta que a prioridade na escolha dos intervenientes não foi a sua identificação plana com a Igreja: “Queremos que nos despertem e que partilhem também connosco sobre como é que a fé pode ser transmitida em meios tão diversificados»», referiu à emissora católica.

“Evangelizar num mundo em mudança” é o tema das jornadas que decorrem pelo sétimo ano consecutivo e que nesta edição com a participação de cerca de uma centena de membros do clero da arquidiocese de Évora e das dioceses de Beja e Algarve. 

«O mundo muda, nós estamos num mundo diferente, as nossas próprias comunidades, por mais pequenas que sejam, também vivem realidades diferentes do que viviam há uns anos e, portanto, nós procuramos obter algumas respostas para que o Evangelho continue a ser anunciado de acordo com as novas realidades», assinalou José Morais Palos.

“Identidades religiosas em Portugal: novos cenários pastorais” e “Crer e pertencer: novas sociabilidades”, pelo sociólogo Alfredo Teixeira, docente da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, constituíram os primeiros temas analisados no encontro.

Na terça-feira, o professor catedrático José Borges de Pinho, também da Faculdade de Teologia, profere as conferências “Comunidades eclesiais e identidade católica: desafios no contexto português” e “A transmissão e proposta de fé numa situação de profunda mudança”. 

“Como evangelizar hoje?” e "Formar comunidades missionárias" são os temas em agenda para quarta-feira, desenvolvidos por José Luis Moral, da Pontifícia Universidade Salesiana, e Martin Carbajo, da Pontificia Universidade Antonianum, ambas de Roma.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 28.01.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoNicolau Breyner

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página