Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Novo livro infantil "Fátima no coração" é «simbiose de culto e cultura», afirma autor

Novo livro infantil "Fátima no coração" é «simbiose de culto e cultura», afirma autor

Imagem "Fátima no coração" | Bolota | D.R.

O novo livro infantil "Fátima no coração", que vai ser lançado este sábado, no âmbito das celebrações do centenário das aparições da Virgem Maria na Cova da Iria, é «uma simbiose de culto e cultura», afirma o autor, João Manuel Ribeiro.

A obra, com ilustrações de Bolota e editada pelo Santuário de Fátima, conta a história de três amigos que passam uma semana de férias na companhia da avó Amélia, «tempo que servirá para rezar e conhecer a mensagem de Fátima, por um lado, e para descansar e descobrir o lugar dos acontecimentos, por outro», refere uma nota de imprensa enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«Os três amigos, guiados em cada dia por uma “pista” bíblica, vão descobrir a importância e o significado de vários locais de Fátima», como a capelinha das Aparições, a basílica de Nossa Senhora do Rosário, onde se encontram os túmulos dos santos Francisco e Jacinta, e a basílica de Santíssima Trindade, numa «espécie de roteiro» que inclui a procissão das velas.

O volume responde a uma inquietação do Santuário: «Questionamo-nos frequentemente sobre como transformar a história simples de três crianças do início do último século – Lúcia, Francisco e Jacinta – que foram tocadas pela luz de Deus de forma a que os leitores de hoje, mais ou menos jovens, sintam o mesmo fascínio por essa luz que transforma as vidas», explica o responsável pela edição.

«A história que o livro "Fátima no coração" conta é precisamente a do crescimento desse fascínio, desse maravilhamento dentro do coração de três crianças de hoje”, prossegue Pedro Valinho Gomes, teólogo e referente da Pastoral da Cultura da diocese de Leiria-Fátima.

O autor do texto, traduzido na Colômbia, Espanha e, brevemente, na Itália e Eslovénia, e a ilustradora pretendem «que o público infanto-juvenil se sinta convidado a explorar e a descobrir Fátima, em todas as suas dimensões», através de «uma visita guiada a local tão emblemático para os crentes e não só», acrescenta.

Este é o segundo volume lançado pelo Santuário de Fátima para um público jovem no âmbito do centenário, depois de "A missão do Francisco", de Maria Teresa Maia Gonzalez. Ambos «têm em comum a intenção de abordar os conteúdos da mensagem de Fátima numa linguagem dirigida às crianças de hoje».

A apresentação, marcada para as 17h00, na Sala de Imprensa do Santuário, decorre no mesmo dia em que se realiza a peregrinação nacional das crianças à Cova da Iria.



 

SNPC
Publicado em 05.06.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos