Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Música: Messiaen navega no mar da fé e do amor para aportar na arte absoluta

Imagem Capa (det.) | D.R.

Música: Messiaen navega no mar da fé e do amor para aportar na arte absoluta

É sempre doce naufragar no mar da música de Olivier Messiaen (1908-1992); entre as ondas e ondulações de harmonias que parecem não conhecer horizontes espaciotemporais, sempre tão próximas da linha do Infinito.

Mas são precisamente as palavras do compositor francês a ajudar o ouvinte a orientar-se entre as mil correntes de um longo e fascinante percurso criativo, impulsionado por uma contínua tensão para o Mistério: «De facto, a única realidade é de outra ordem: ela coloca-se no âmbito da fé. É através o encontro com um Outro que nós podemos compreendê-la».

Assim, não é por acaso que Marcus Creeb tenha reunido algumas entre as mais significativas obras corais de Messiaen sob o emblemático título de "L'amour et la foi" (“O amor e a fé”).

A dirigir a Orquestra de Câmara Nacional Dinamarquesa, o Ensemble Vocal Nacional e o Coro Nacional do mesmo país, o maestro inglês assumiu um árduo desafio artístico e interpretativo, enfrentando um tríptico de partituras que culmina nos “Cinq rechants per piccolo coro” (1948), uma das mais importantes e difíceis partituras de Messiaen, passando pela austera beleza do motete eucarístico “O sacrum convivium!” (1937).

O disco abre com as “Trois petites liturgies de la présence divine per coro femminile, pianoforte, percussioni, ondes Martenor e orchestra” (1943-44).

Trata-se uma obra densa, complexa e de forte sugestão, articulada em três movimentos – a antífona da “conversação interior”, a sequência do “Verbo, cântico divino” e a salmodia da “Ubiquidade por amor” – que revelam uma evidente referência ao antigo repertório gregoriano e que reportam à presença de Deus no ser humano e em toda a criação, mediante uma sequência de “visões sonoras” evocadas por um luz radiosa e resplandecente.

Timoneiro seguro e experiente, Creed segura firmemente o leme, e a grandiosa barca musical de Messiaen aporta uma vez mais são e salva no porto da arte absoluta.


 

Andrea Milanesi
In "Avvenire"
Trad.: Rui Jorge Martins
Publicado em 21.09.2015 | Atualizado em 21.04.2023

 

Título: L'amour et la foi
Compositor: Olivier Messiaen
Intérpretes: Danish National Vocal Ensemble, Danish National Concert Choir, Danish National Chamber Orchestra; Marcus Creed, dir.
Editora: Our Recordings
Referência: 6220612

 

 
Imagem Capa | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos