Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Exposição: "O esquecimento de Deus", entre sagrado e profano

Imagem Cartaz (det.) | D.R.

Exposição: "O esquecimento de Deus", entre sagrado e profano

O Silo-Espaço Cultural, em Matosinhos, inaugura este sábado a exposição "O esquecimento de Deus", doze obras inéditas feitas sobre tela e papel de Ludgero Almeida.

«A partir de fotografias inominadas e avulsas o pintor converte em paisagens e figuras, em movimentos de dança e de contemplação, a essencialidade ritual, produzindo a ilusão de vermos o povo de Deus, esse povo primordial que em tudo se confunde com o que somos», descreve Elisa Santos no texto da folha de sala.

A mostra, a inaugurar às 18h00 nos dois pisos da galeria localizada no centro comercial NorteShopping, e que está patente até 3 de maio, conta também com uma instalação audiovisual.

«Estes trabalhos sugerem uma íntima relação entre o sagrado e o profano, propõe-nos a experiência de lugares, circunstâncias ou narrativas que podem ser traduzidas como uma manifestação do sagrado, uma busca por ele ou uma simples epifania dos movimentos do quotidiano», refere o autor, citado no blogue "Cultura de borla".

“O esquecimento de Deus” nasce da ideia representada em variados mitos, em que, por um lado, os deuses se esquecem dos seres humanos após a criação do mundo e, por outro, há o esquecimento de Deus por parte da humanidade, assinala a mesma fonte.

A exposição, no piso 0, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 12h30m às 20h00, e, aos fins de semana, das 12h30m às 22h00, com entrada gratuita.



ImagemCorpos sentados para um espírito que dança | Lápis de madeira, acrílico e óleo sobre tela de linho, 170x200 cm | 2015 | D.R.


ImagemInvasão//A pele dos outros esbate-se Ato I | 2015 | D.R.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 26.03.2015

 

 

 
Imagem Cartaz | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos