Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Leitura

"Obra Completa do Padre António Vieira" tem novos volumes e é uma das edições mais relevantes de 2013

Continuam a ser publicados os volumes que, num total de 30, compõem a “Obra Completa do Padre António Vieira”, com direção de José Eduardo Franco e Pedro Calafate (ed. Círculo de Leitores).

Do Tomo I, “Epistografia, foi recentemente lançado o volume 2, “Cartas da Missão e Cartas da Prisão”, enquanto que do Tomo II, “Parenética”, saíram os volumes 3 e 7, “Sermões da Quaresma” e “Sermões do Rosário e Maria Rosa Mística I”, revela a mais recente edição do "Jornal de Letras".

Cada volume tem uma introdução do respectivo coordenador, e em todos há uma explicação dos «critérios de transcrição textual».

Com o final do ano, a imprensa elege os livros que mais se destacaram, e os volumes do orador jesuíta têm sido repetidamente mencionados, como é o caso da revista “Sábado”: «A grandeza de Vieira deixa os concorrentes para trás».

António Guerreiro, crítico do jornal “Público”, também colocou “A Chave dos Profetas - Obra Completa do Padre António Vieira” no topo da sua lista dos 10 melhores livros (categoria “Ensaio”) de 2013.

Mais de um quarto do total desta obra comentada é constituída por escritos inéditos ou parcialmente inéditos.

As 12 mil páginas resultam da investigação em arquivos de Portugal, Brasil, Espanha, França, Itália, México e Inglaterra, realizada por 52 especialistas, portugueses e brasileiros, em Literatura, Filologia Clássica, Linguística, História, Paleografia, Filosofia, Teologia e Direito.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 23.12.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Capas

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página