Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

"Palavras no Tempo": Diálogo entre crentes e não crentes prossegue com debates sobre História, Mulher e Poesia em relação com Religião

Imagem

"Palavras no Tempo": Diálogo entre crentes e não crentes prossegue com debates sobre História, Mulher e Poesia em relação com Religião

O projeto "Palavras no Tempo", centrado na reflexão entre crentes e não crentes sobre Religião e múltiplas declinações da cultura, prossegue esta sexta-feira, em Albergaria, com as intervenções de Fernando Rosas e José Eduardo Franco.

O encontro dedicado ao tema "Religião e Cultura", com entrada livre, realiza-se às 21h15 no cineteatro local, antecedido, no mesmo dia e local, às 10h30, de uma sessão para alunos do ensino secundário, sobre Educação, Ciência e Religião.

O evento seguinte está marcado para Santa Maria da Feira, na Biblioteca Municipal, a 17 de abril, às 21h15, com o tema "Religião e Mulher", integrando as participações de Teresa Lago e Teresa Toldy.

Pedro Mexia, José Luís Guimarães, Fernanda Câncio, Paula Moura Pinheiro, xeque David Munir, Paulo Mendes Pinto, António Nóvoa, Joaquim Azevedo, António Barreto e D. Manuel Clemente são os convidados das sessões previstas para maio, setembro, outubro, novembro e dezembro.

No mesmo dia destes colóquios, ocorre, habitualmente, uma sessão especialmente vocacionada para jovens alunos, inspirada no livro "Educação, Ciência e Religião", de Alfredo Dinis e João Paiva (editora Gradiva). 

Em alguns municípios, na semana anterior às sessões principais, realiza-se o evento "Razões de (des)crença", em colaboração com as paróquias locais.

O projeto "Palavras no Tempo", parceria da Universidade do Porto, Centro Nacional de Cultura e Gradiva, visa a realização de «conferências/debates, focadas regionalmente, com o apoio das respetivas câmaras municipais e das escolas da região», explica o texto de apresentação.

No final do ano a Gradiva publicará o livro “Palavras no tempo”, «que sintetiza o essencial das exposições/debates desenvolvidos».

O incentivo à leitura, «como insubstituível veículo de promoção cultural, estará sempre presente com a disponibilização dos livros dos conferencistas convidados ou por si recomendados, a propósito de cada tema».

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 19.03.2015 | Atualizado em 20.04.2023

 

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos