Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa assinala 450 anos do Rio de Janeiro com vídeo na Praia de Copacabana durante passagem para 2015

Imagem Papa Francisco | D.R.

Papa assinala 450 anos do Rio de Janeiro com vídeo na Praia de Copacabana durante passagem para 2015

Os 450 anos do Rio de Janeiro, cidade fundada pelo português Estácio de Sá, vão ser assinalados pelo papa Francisco em vídeo que será transmitido nos ecrãs gigantes instalados na Praia de Copacabana durante a passagem de 2014 para 2015.

Na mensagem, o papa, que visitou a antiga capital do Brasil na sua primeira viagem internacional para participar na Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2013, felicita o Rio de Janeiro pelo aniversário, que ocorre a 1 de março do próximo ano.

«Estou seguro de que a Cidade Maravilhosa tem muito a oferecer ao Brasil e ao mundo», diz Francisco no vídeo gravado no Vaticano, referem as agências.

Esperam-se dois milhões de pessoas para assistir ao fogo-de-artifício, com a duração prevista de 20 minutos, a exibir na Praia de Copacabana para assinalar a passagem de ano, e que é dedicado ao tema “Rio 450”.

«Do Corcovado, o Cristo Redentor nos abraça e abençoa. Olhando para este mar, para a praia e todos vocês, me vem ao pensamento o momento em que Jesus chamou os primeiros discípulos a segui-lo nas margens do lago de Tiberíades. Hoje Jesus ainda pergunta: Você quer ser meu discípulo? Você quer ser meu amigo? Você quer ser testemunha do meu Evangelho?», afirmou Francisco na festa de acolhimento aos participantes na Jornada Mundial da Juventude.

A área em se localiza o Rio de Janeiro foi descoberta no dia 1 de janeiro de 1502 por uma expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos, que acreditou ter chegado à desembocadura de um grande rio, pelo que denominou a baía de Rio de Janeiro.

A 1 de março de 1565, Estácio de Sá funda a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, e dois anos depois os portugueses expulsam definitivamente os franceses, os primeiros a estabelecerem-se na região.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 31.12.2014 | Atualizado em 20.04.2023

 

 
Imagem Papa Francisco | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos