Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa Francisco pede aos pais para não se autoexcluírem da educação dos filhos

Imagem

Papa Francisco pede aos pais para não se autoexcluírem da educação dos filhos

Os pais não se devem autoexcluir e autoexilar da educação dos filhos, mas reapropriar-se do seu papel insubstituível, afirmou hoje o papa Francisco na audiência geral que decorre habitualmente às quartas-feiras no Vaticano.

Prosseguindo a série de catequeses sobre a família, no contexto dos sínodos dos bispos sobre o tema, em outubro de 2014 e no mesmo mês deste ano, Francisco baseou-se numa das cartas de S. Paulo em que o apóstolo apela aos filhos para obedecerem aos pais e a estes para não exasperarem os filhos.

Francisco definiu como «essencial» a «natural vocação» da família na educação dos filhos, «para que cresçam na responsabilidade de si e dos outros».

Comentando a passagem bíblica de S. Paulo, o papa sublinhou a importância dos filhos serem educados «para escutar e obedecer» e de os pais não darem ordens de maneira rude, a fim de não desencorajarem os mais novos.

A tarefa educativa dos pais parece uma «constatação óbvia», mas nos tempos atuais «não faltam as dificuldades»: «É difícil educar para os pais que veem os filhos só à noite, quando regressam a casa exaustos pelo trabalho, aqueles que têm a sorte de ter trabalho».

A missão de educar é «ainda mais difícil para os pais separados», sobretudo quando os filhos são como que sequestrados, o que lhes faz «muito mal»: «O pai fala-lhe mal da mãe, a mãe fala mal do pai».

«A vós digo: nunca tomem o filho como refém. Sois separados, a vida deu-vos essa prova, mas que os filhos não sejam aqueles que transportem o peso desta separação, que não sejam usados como reféns contra o outro cônjuge», quando a atitude certa é a «mãe falar bem do pai e o pai falar bem da mãe, ainda que não estejam juntos», apontou.

O papa, que enquanto reitor de estabelecimentos de ensino e na qualidade de arcebispo de Buenos Aires tem uma vasta coletânea de intervenções sobre a educação, centrou-se seguidamente no tema da autoexclusão dos pais no acompanhamento dos filhos, a par do papel cada vez maior dos especialistas.

«A família foi acusada de autoritarismo que gera conflitos. Com efeito, abriu-se uma fratura entre família e sociedade, entre família e escola, o pacto educativo tornou-se hoje vazio, e assim a aliança educativa da sociedade com a família entrou em crise porque foi minada a confiança recíproca», sustentou.

Entre os sintomas deste fenómeno está a falta de confiança recíproca entre pais e professores: «Multiplicaram-se os denominados especialistas, que ocuparam o papel dos pais, mesmo nos aspetos mais íntimos da vida afetiva».

Estes peritos, prosseguiu, «sabem tudo: objetivos, motivações, técnicas. E os pais devem só ouvir, aprender e adequar-se»; privados do seu papel, «tendem a confiar os filhos cada vez mais aos especialistas, inclusive para os aspetos mais delicados e pessoais da sua vida», correndo o risco de «se autoexcluírem da vida dos seus filhos, o que é gravíssimo».

A intervenção do papa incluiu a evocação de um episódio de infância, quando reagiu com uma palavra imprópria à professora; esta chamou a mãe, que obrigou o menino Bergoglio a pedir desculpa à docente; mais tarde, de regresso a casa, quando já pensava que o assunto estava concluído, seguiu-se «o segundo capítulo».

«Hoje, se a professora faz uma coisa do género, no dia seguinte tem um pai, ou ambos, a repreendê-la porque os técnicos dizem que as crianças não se devem repreender assim», referiu o papa, acrescentando que «certos modelos [educativos] do passado tinham limitações, mas também é verdade que há certos erros que só os pais podem fazer».

Perante as incertezas do futuro, e estando «sequestrados pelo trabalho e pelas preocupações», a que se juntam «as novas exigências dos filhos e a complexidade da vida atual», muitos pais encontram-se como que «paralisados pelo medo de errar».

«[O problema com os filhos] não é só falar, um diálogo superficial não leva a um verdadeiro encontro da mente e do coração. Antes, procuremos compreender onde os filhos estão verdadeiramente no seu caminho. Onde está realmente a sua alma? Sabemo-lo, e sobretudo queremos sabê-lo?», questionou.

Depois de frisar que «a vida não se faz no laboratório, mas na realidade», Francisco vincou que «a boa educação familiar é a coluna vertebral do humanismo».

«É hora de os pais e mães regressarem do seu exílio» e «reassumam plenamente o seu papel educativo», disse o papa, que apelou a uma educação baseada no «amor, ternura e paciência».

A próxima Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, que decorre a 29 de maio, em Fátima, com inscrições abertas a todos os interessados, vai debater o tema “Tempo de Cultura, Tempo de Família”.

 

Andrea Tornielli (Vatican Insider)
Trad. / edição: Rui Jorge Martins
Publicado em 06.01.2016 | Atualizado em 19.04.2023

 

 
Imagem
Estes peritos, prosseguiu, «sabem tudo: objetivos, motivações, técnicas. E os pais devem só ouvir, aprender e adequar-se»; privados do seu papel, «tendem a confiar os filhos cada vez mais aos especialistas, inclusive para os aspetos mais delicados e pessoais da sua vida», correndo o risco de «se autoexcluírem da vida dos seus filhos, o que é gravíssimo»
«[O problema com os filhos] não é só falar, um diálogo superficial não leva a um verdadeiro encontro da mente e do coração. Antes, procuremos compreender onde os filhos estão verdadeiramente no seu caminho. Onde está realmente a sua alma? Sabemo-lo, e sobretudo queremos sabê-lo?»
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos