Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa Francisco quer papel mais ativo de mulheres na Comissão Teológica Internacional

Imagem

Papa Francisco quer papel mais ativo de mulheres na Comissão Teológica Internacional

O papa Francisco expressou hoje o desejo de uma presença mais relevante das mulheres na Comissão Teológica Internacional, e realçou que saber ouvir deve ser uma das mais importantes qualidades dos seus membros.

«No âmbito da cada vez mais diversificada composição da Comissão, desejaria notar a maior presença das mulheres – ainda não muita... são a cereja no topo do bolo, mas é preciso mais –, presença que se torna convite a refletir no papel que as mulheres possuem e devem ter no campo da teologia», afirmou o papa, citado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

Francisco citou a exortação apostólica que assinou, “A alegria do Evangelho”, em que se refere que «a Igreja reconhece a indispensável contribuição da mulher na sociedade, com uma sensibilidade, uma intuição e certas capacidades peculiares, que habitualmente são mais próprias das mulheres que dos homens».

No mesmo número (103), o papa refere que vê com «prazer» como muitas mulheres «prestam novas contribuições para a reflexão teológica», ainda que seja «preciso ampliar os espaços para uma presença feminina mais incisiva na Igreja».

«Convido-vos, portanto, a extrair o melhor aproveitamento desta contribuição específica das mulheres para a inteligência da fé», disse Francisco na audiência aos participantes na assembleia plenária da Comissão Teológica Internacional, que conta com cinco mulheres num total de 30 membros.

Para Francisco, a missão dos membros da Comissão «pressupõe não só competências intelectuais, mas também disposições espirituais»: «Entre estas últimas, desejo chamar a vossa atenção para a importância da escuta».

«O teólogo é antes de tudo um crente que escuta a Palavra do Deus vivo e a acolhe no coração e na mente. Mas o teólogo deve colocar-se também humildemente à escuta “do que o Espírito diz às Igrejas”», como se lê no livro do Apocalipse, o último da Bíblia, apontou.

O perito em teologia, juntamente com todos os cristãos, «abre os olhos e os ouvidos aos “sinais dos tempos”. É chamado a “ouvir atentamente, discernir e interpretar as várias linguagens do nosso tempo, e sabê-las avaliar à luz da Palavra de Deus”», sublinhou Francisco, citando a constituição “Gaudium et spes”, do Concílio Vaticano II (1962-1965).

A «diversidade dos pontos de vista» dentro da Comissão, que tem quase tantas nacionalidades como membros, «deve enriquecer a catolicidade sem ser prejudicial à unidade», declarou o papa.

«A partir deste fundamento, e num pluralismo sadio», as perspetivas teológicas que se desenvolvem «em contextos culturais diferentes e com diversos métodos utilizados», não podem «ignorar-se», mas «no diálogo teológico deverão enriquecer-se e corrigir-se reciprocamente», acrescentou Francisco.

O principal objetivo da Comissão Teológica Internacional, instituída em 1969 pelo papa Beato Paulo VI, é ajudar a Santa Sé, nomeadamente a Congregação para a Doutrina da Fé, de que depende, «no exame de questões doutrinais de maior importância», lê-se na página do departamento.

Composta por «teólogos de diversas escolas e nações, eminentes por ciência e fidelidade ao Magistério da Igreja», a Comissão tem até três dezenas de membros, nomeados pelo papa durante cinco anos, na sequência de proposta do cardeal que preside à Congregação para a Doutrina da Fé –o alemão Gerhard Müller -, e depois de consulta às Conferências Episcopais.

 

Trad. / edição: Rui Jorge Martins
Publicado em 05.12.2014 | Atualizado em 19.04.2023

 

 

 
Imagem
«Num pluralismo sadio», as perspetivas teológicas que se desenvolvem «em contextos culturais diferentes e com diversos métodos utilizados», não podem «ignorar-se», mas «no diálogo teológico deverão enriquecer-se e corrigir-se reciprocamente»
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos