Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa apela à «reevangelização das comunidades cristãs na Europa»

Imagem

Papa apela à «reevangelização das comunidades cristãs na Europa»

É necessária «uma reevangelização das comunidades cristãs na Europa», sublinha o papa na mensagem que dirigiu aos participantes no 14.º Simpósio Intercristão que começou no domingo e termina esta terça-feira, na Grécia.

Na missiva, Francisco refere-se às pessoas que «não estão conscientes do dom da fé recebido, não experimentam as suas consolações e não são plenamente partícipes da vida da comunidade cristã».

O encontro é organizado pelo Instituto Franciscano de Espiritualidade da Universidade Pontifícia Antonianum e pelo Departamento de Teologia da Facultade Teológica Ortodoxa da Universidade Aristóteles de Tessalónica, cidade onde decorre a iniciativa.

Para Francisco, o simpósio favorece «o debate teológico e cultural entre católicos e ortodoxos», com o objetivo de encarar o «desafio» e renovar os laços com as «raízes cristãs» que «cada vez menos» são percecionadas, e para as quais é «claramente» precisa «uma nova obra de evangelização».

O papa deseja que o encontro permita traçar «caminhos novos, métodos criativos e uma linguagem adaptada para fazer chegar o anúncio de Jesus Cristo, em toda a sua beleza, ao homem europeu contemporâneo».

O patriarca ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu, também endereçou uma mensagem ao simpósio, salientando que «os recentes ataques terroristas em países da Europa Ocidental demonstram a absoluta necessidade de voltar a evangelizar o continente, porque o problema não reside tanto no terrorismo da parte de membros de uma religião em particular, mas na vasta descristianização da Europa que durante as últimas décadas segue o caminho de um contínuo afastamento dos valores e das tradições cristãs e está a adotar novas teorias e costumes que se opõem completamente às leis de Deus».

 

In "Rádio Vaticano"
Trad. / edição: Rui Jorge Martins
Publicado em 29.08.2016 | Atualizado em 19.04.2023

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos