Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Escultura

"Para um altar": José Rodrigues expõe no Porto e revista "Humanística e Teologia" dedica-lhe edição especial

Treze esculturas de José Rodrigues constituem a exposição "Para um altar", que está patente no Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto até 15 de janeiro na cidade do Porto.

São peças em bronze e madeira, datadas de 1999, que têm Cristo como principal protagonista. Tratam-se de obras semelhantes às que o escultor criou ao longo dos anos, que repousam em muitos altares de igrejas, catedrais e mosteiros de Norte a Sul do país.

José Rodrigues tem assumidamente uma paixão pela arte sacra e a temática aparece frequentemente na sua obra. Esta mostra é o resultado de um exercício onde o artista elege e representa Cristo como sendo todo o homem sofredor.

«Toda a pessoa que sofre, qualquer indivíduo que passa ali na esquina e que é pobre, que passa sacrifícios, que tem fome, que é alvo de injustiças é Cristo, e é nessa perspetiva que eu retrato o homem chamado Cristo», explicou ao Jornal de Notícias.

Para o escritor Nuno Higino, que escreve no catálogo da exposição, as obras do escultor «estão longe do esgotamento semântico, tão próximas se situam do gesto criador original, tão próximas do barro inicial».

Foto

A mostra, que tem percorrido vários pontos do país, foi inaugurada a 20 de novembro, numa sessão que contou com a presença de Joaquim Azevedo, diretor do Secretariado da Pastoral da Cultura da diocese do Porto e do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

Na ocasião foi apresentado a edição especial da "Humanística e Teologia", revista da Faculdade de Teologia da Universidade Católica (Porto), dedicada ao tema "José Rodrigues - A Bíblia e a Arte Sacra". O programa da sessão incluiu uma tertúlia moderada pelo jornalista Júlio Magalhães.

FotoJosé Rodrigues. Fotografia: Lisa Soares/Global Imagens

 

Agostinho Santos (JN) / Rui Jorge Martins (SNPC)
© SNPC | 28.11.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página