Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Diálogo

Paróquia de Oeiras organiza debate sobre fé e arte com Emília Nadal e Gonçalo Byrne

O setor da Pastoral da Cultura da paróquia de Oeiras, no patriarcado de Lisboa, organiza a 20 de fevereiro um debate com a pintora Emília Nadal e o arquiteto Gonçalo Byrne, no âmbito de um ciclo de tertúlias sobre o Ano da Fé.

Emília Nadal, de ascendência catalã, nasceu em Lisboa em 1938, concluiu o curso de Cerâmica Decorativa na Escola de Artes Decorativas António Arroio, na capital portuguesa, e a licenciatura em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes, na mesma cidade, em 1960.

Expõe desde 1957 e participou em numerosas exposições colectivas em Portugal e Espanha, França, Finlândia, Alemanha, Suécia, Grécia, Inglaterra, Itália, Brasil, Alemanha, Nova Zelândia, México, Bulgária, ex-Jugoslávia, Polónia, Macau e Japão.

Em 1998 elaborou o parecer “Educação Estética, Ensino Artístico e sua Relevância na Educação e na Interiorização dos Saberes" em conjunto com o atual secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, publicado pelo Conselho Nacional de Educação.

Presidiu à direção da Sociedade Nacional de Belas-Artes de 2005 a 2012, e desde então dirige a sua assembleia-geral.

Nascido em Alcobaça no ano de 1941, Gonçalo Byrne diplomou-se em Arquitectura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 1968.

É doutor Honoris Causa pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e pela Universidade de Alghero, em Itália, tendo recebido a Cruz de Grande-Oficial da Ordem de Santiago de Espada, a Cruz de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e a Medalha de Ouro da Academia de Arquitectura de França, entre outras distinções.

Exerceu a docência em várias universidades portuguesas e estrangeiras, como Coimbra, Lisboa, Lausanne, Veneza, Mendrisio, Lovaina, Harvard e Pamplona.

Entre as suas obras mais conhecidas incluem-se o complexo Estoril-Sol, em Cascais, o projeto no Mosteiro de Alcobaça e área envolvente, as reconversões em pousada do antigo Hospital de S. Teotónio, em Viseu, e do Palácio de Estói, no Algarve, a torre de controlo de tráfego marítimo em Algés (Oeiras) e a marina de Lagos.

O encontro, com entrada livre, decorre às 21h30 no salão do Centro Social Paroquial de Oeiras (rua de Macau, 11).

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 17.01.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoEmília Nadal


















Foto
Gonçalo Byrne

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página