Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Patriarcado de Lisboa

Paróquia realiza ciclo de cinema sobre "Testemunhas da santidade"

A paróquia de Santa Maria de Belém, em Lisboa, sediada no Mosteiro dos Jerónimos, iniciou em maio o seu 2.º ciclo de cinema, este ano dedicado ao tema "Testemunhas de santidade", com um filme sobre o papa João Paulo II, recentemente declarado santo.

A iniciativa prossegue este sábado com uma película centrada na vida da beata Madre Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora dos Missionários e Missionárias da Caridade, congregação dedicada às pessoas mais pobres entre os pobres.

No dia 7 de junho, o ciclo abeira-se da figura de S. Francisco de Assis (c. 1181/2 - 1226), que está na origem da família franciscana, e cuja vida inspirou o nome pontifício escolhido pelo atual papa.

As exibições terminam a 21 de junho com "Los Cristeros", que evoca o papel dos católicos mexicanos na guerra civil, causada pela oposição às medidas do presidente Plutarco Calles que pretendiam impor restrições à ação da Igreja na sociedade.

As sessões, com entrada livre, decorrem às 21h15 no Salão Cardeal D. António Ribeiro. O programa, com apoio da Universidade da Maturidade de Santa Maria de Belém, integra-se nas comemorações dos 180 anos da paróquia.

O primeiro ciclo de cinema paroquial, realizado em 2013, foi dedicado ao tema “Até onde a fé pode levar?”, no âmbito do "Ano da Fé".

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 20.05.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Madre Teresa de Calcutá

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página