Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Pastoral da Cultura de Braga organiza concerto "Do Natal aos Reis" na Capela Imaculada

Pastoral da Cultura de Braga organiza concerto "Do Natal aos Reis" na Capela Imaculada

Imagem Capela Imaculada, Braga | D.R.

O Departamento da Pastoral da Cultura da arquidiocese de Braga promove esta sexta-feira a sétima edição da iniciativa "Do Natal aos Reis", em parceria com o Auditório Vita.

O concerto, interpretado pelo Coro de Câmara da Bairrada, dirigido por Tiago Matias, realiza-se na Capela Imaculada, situada no Seminário Menor, refere uma nota publicada hoje na página da arquidiocese minhota.

«A música dos grandes compositores europeus, como J. Haydn, G. F. Haendel ou W. A. Mozart, entre outros, esteve sempre presente nestes programas com orquestra», sublinha o artigo, que realça a participação da solista Eva Braga Simões, natural da "Cidade dos Arcebispos".

Do repertório "a capella" do agrupamento fundado em 2005 destacam-se obras de compositores portugueses contemporâneos como E. Carrapatoso, F. Lapa, E. Amorim e L. Cardoso, entre outros,

"Natal português", primeiro registo discográfico do Coro de Câmara da Bairrada, editado em 2014, centra-se na música tradicional natalícia portuguesa, com arranjos de compositores nacionais. 

Em dezembro o coro foi protagonista de um concerto na basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, integrado no ciclo de conferências do sétimo ano da celebração do centenário das aparições, com um programa igualmente baseado em melodias tradicionais de Natal portuguesas.

O ciclo “Do Natal aos Reis”, cujo concerto de 6 de janeiro está marcado para as 21h30, é organizado por Helena Vieira, docente do Instituto de Educação da Universidade do Minho.



 

Rui Jorge Martins
Publicado em 03.01.2017

 

Para saber mais: Arquidiocese de Braga

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos