Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Pastoral da Cultura retoma encontros "Eis o Homem" com patriarca de Lisboa e o Sínodo sobre a Família

Imagem

Pastoral da Cultura retoma encontros "Eis o Homem" com patriarca de Lisboa e o Sínodo sobre a Família

O Secretariado da Pastoral da Cultura da diocese do Porto retoma a 11 de dezembro os encontros "Eis o Homem", com a participação do patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e do jornalista José Manuel Fernandes.

A iniciativa, que resulta da parceria com a Associação Católica do Porto, Pastoral Universitária e o centro regional da Universidade Católica, é dedicada ao tema "Em Sínodo com a Família", anuncia a edição de hoje do jornal "Voz Portucalense".

D. Manuel Clemente, anterior bispo da diocese portuense, será confrontado com as questões que José Manuel Fernandes e as pessoas presentes lhe queiram colocar na sessão, marcada para as 21h30 na Associação Católica do Porto, refere o semanário diocesano.

O prelado, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e o jornalista assinaram o livro "Diálogo em tempo de escombros - Uma conversa sobre Portugal, o mundo e a Igreja católica", publicado em 2010 pela editora "Pedra da Lua", com prefácio de José Tolentino Mendonça.

A próxima fase do ciclo "Eis o Homem" realiza-se em fevereiro (dias 19 e 26) e março (dia 5), enquanto que a terceira etapa da iniciativa conta com encontros a 16, 23 e 30 de abril.

A 3.ª assembleia geral extraordinária do Sínodo dos Bispos, que decorreu de 5 a 19 de outubro no Vaticano, com a participação de D. Manuel Clemente, foi dedicada ao tema "Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização".

O tema da família voltará a estar em cima da mesa no sínodo agendado para outubro de 2015, na sequência dos debates e conclusões da assembleia extraordinária.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 03.12.2014 | Atualizado em 19.04.2023

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos