Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Patriarca de Lisboa abre primeiro Seminário de História do Cristianismo

O patriarca de Lisboa vai abrir o primeiro Seminário de História do Cristianismo que a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nova, na capital, organiza  a 25 de fevereiro, dedicado ao tema "A (des)construção de uma Europa Cristã".

"Cristianismo: uma 'nota de rodapé' na cultura europeia?" é a interrogação a que D. Manuel Clemente, formado em História, vai procurar responder na conferência marcada para as 10h00, a que se segue um tempo de debate.

Após o intervalo realiza-se a primeira sessão, com intervenções de Rodrigo Banha da Silva ("A manifestação do cristianismo antigo na cultura material"), Maria João Branco ("Igreja, monarquia e império") e Lurdes Rosa ("A religiosidade dos leigos no ocidente medieval").

A segunda sessão, depois do almoço, com início marcado para as 14h45, compreende conferências de João Paulo Oliveira e Costa ("A diáspora missionária"), Ana Isabel Buescu ("Cristandade e cultura na Europa tridentina") e António Camões Gouveia ("O interior e o exterior no concílio de Trento. Os muitos tempos do religioso do Renascimento ao Barroco").

O diretor do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica Portuguesa inicia, pelas 16h45, a terceira e última sessão, com o tema "Liberalismo e secularização. A importância da 'Rerum novarum'", considerada a primeira encíclica especialmente dedicada ao mundo do trabalho.

"Nas entrelinhas do concílio. Rutura ou continuidade?" é a pergunta que vai ser lançada na última conferência, proferida por Sérgio Ribeiro Pinto, investigador do CEHR.

O fim do seminário, que decorre no auditório 1, torre B, 1.º piso, está marcado para as 18h00.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 02.02.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cristo

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página