Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Patriarca de Lisboa intervém em conferência sobre "O trabalho e o emprego em Portugal"

O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, é um dos intervenientes da conferência "O trabalho e o emprego em Portugal", que a Associação Cristã de Empresários e Gestores (Acege) organiza este sábado, na capital.

"Caminhos de inflexão: perspetiva económica e humana" é o tema da conversa entre o prelado, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, com início marcado para as 12h45, no Centro Cultural de Belém.

O encontro abre antes, às 9h30, com um painel que conta com as participações do presidente da Acege, António Pinto Leite, e Raul Galamba, que apresentarão o estudo "Emprego em Portugal: caminhos de inversão".

"Que caminhos de inversão para a geração de emprego?", "Em que setores existem mais oportunidades?", "Quantos e quem são os nossos desempregados?", "Quem emigra? Qual o impacto económico e demográfico?" e "Sustentabilidade da dinâmica emprego/desemprego" são os tópicos orientadores do debate.

Pelas 10h15 começa o segundo colóquio, "O trabalho: que perspetivas para uma geração experiente?", com Maria João Valente Rosa e Diogo Alarcão, com moderação de Graça Franco, diretora editorial da Renascença.

A conversa será conduzida pelos seguintes temas: "Qual a situação demográfica em que nos encontramos?", "Quem são as principais vítimas da crise?", "Que perspetivas para os desempregados com mais de 40 anos?", "Que valor oferece uma geração experiente" e "Que desafios ao gestor e que resposta empresarial?".

"O emprego: que perspetivas para as novas gerações?" é a interrogação a que vão procurar responder os gestores Alexandre Relvas e Rui Diniz, com moderaçã do jornalista Pedro Guerreiro, do Expresso.

Formação e preparação dos jovens para o mercado de trabalho, saída ou regresso a Portugal, empreendedorismo e desafios à gestão constituem as questões em análise no debate que se inicia às 11h45, antecedendo a intervenção de D. Manuel Clemente.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 23.01.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoD. Manuel Clemente
Foto: D.R.

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página