Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Patriarca de Lisboa intervém no 2.º encontro "Presente no Futuro"

O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, é um dos intervenientes do 2.º encontro "Presente no Futuro", que em setembro reúne em Lisboa cerca de 100 oradores e moderadores para refletir sobre o tema "Portugal Europeu. E Agora?".

"A Europa enquanto comunidade política", "A Europa e o mundo" e "Portugal na Europa" são os subtemas da iniciativa, com lotação esgotada, organizada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, que decorre a 13 e 14 de setembro no Liceu Pedro Nunes.

D. Manuel Clemente intervém no dia 13, às 12h30, no debate intitulado "Que europeu sou eu?", com Gonçalo M. Tavares, escritor, e João Proença, o ex-líder da central sindical UGT, em sessão moderada pelo jornalista Carlos Vaz Marques. Pelas 18h00, o patriarca de Lisboa está "À conversa com..." o jornalista António José Teixeira. A agenda do primeiro dia do encontro inclui o debate "A Europa precisa de Deus?", com João Pereira Coutinho, Manuel Braga da Cruz e Joana Amaral Dias, e moderação de Maria Flor Pedroso.

Adriano Moreira, António Barreto, António Vitorino, Augusto Mateus, Francisco Seixas da Costa, João Ferreira do Amaral, José Pacheco Pereira, Manuel VillaVerde Cabral, Maria João Rodrigues, Paulo Branco, Paulo Rangel e Pedro Mexia são alguns dos conferencistas.

«Qual o impacto da União Europeia nos Estados, nas empresas, nas associações, nas pessoas? Como é que a experiência europeia é vivida no dia a dia dos portugueses? Como se revêem os portugueses nesta comunidade política, económica e de valores que abrange hoje 27 países? Como nos vêem as outras regiões? Como se enquadra a Europa num mundo globalizado?» são algumas das questões a colocar no encontro.

A primeira edição do encontro "Presente no Futuro", realizada em 2012, contou com a participação do padre José Tolentino Mendonça, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, que interveio numa conversa sobre "A imortalidade", com João Miguel Tavares, Rui Massena e Maria Filomena Mónica, com moderação de José Alberto Carvalho (vídeo em baixo).

 

 

 

Rui Jorge Martins
© SNPC

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoD. Manuel Clemente

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página