Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Paulinas Editora "exporta" «nova geração de escritores espirituais» portugueses para a Alemanha

Imagem

Paulinas Editora "exporta" «nova geração de escritores espirituais» portugueses para a Alemanha

Descobrir Portugal vale a pena - Uma nova geração de escritores espirituais: é este o convite da capa do catálogo que a Paulinas Editora leva à Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, uma das mais importantes a nível mundial.

O texto de apresentação começa por evocar o poeta Fernando Pessoa, para quem Portugal é a fronteira onde a terra acaba e o mar começa, constituindo por isso um país «muito inspirador».

Ao mesmo tempo que representa a «tradição europeia», Portugal, «terra natal de missionários», está aberto a África, ao Brasil e ao Extremo Oriente, tornando-se «lugar de encontro de pessoas, ideias, navegações novas e antigas».

"A construção de Jesus", com reedição prevista para outubro, "A mística do instante", "A leitura infinita", "O hipopótamo de Deus", "Nenhum caminho será longo", "Pai nosso que estais na Terra" e "O tesouro escondido" são as obras do primeiro "autor espiritual" selecionado pela editora, José Tolentino Mendonça.

De Gabriel Magalhães, professor de Literatura na Universidade da Beira Interior e colunista no principal jornal da Catalunha, "La Vanguardia", é destacado o seu novo livro, "O mapa do tesouro", com lançamento previsto para Portugal em outubro, e "Espelho meu".

"Entre-tanto" e "A fé vive de afeto" são as obras que a editora centenária sugere de José Frazão Correia, professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (FT-UCP) e responsável máximo pela Companhia de Jesus (Jesuítas) em Portugal.

Carlos Maria Antunes, «voz mística dos tempos modernos», diretor espiritual e monge num mosteiro cisterciense na Galiza, Espanha, depois de ter sido pároco em Portugal, é o quarto escritor incluído no catálogo, com "Só o pobre se faz pão" e Atravessar a própria solidão".

"A Trindade é um mistério" é a obra do mais novo dos autores, Alexandre Palma, de 37 anos, considerado, em 2005, o melhor aluno da FT-UCP, onde agora leciona, doutorado pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, e membro da equipa formadora do Seminário dos Olivais, em Lisboa.

A escolha de autores portugueses conclui-se com João Duque, diretor-adjunto da FT-UCP, em Braga, teólogo com reflexão em múltiplos domínios do saber, como filosofia, ética, ciências sociais, educação e arte, de quem é apresentada a obra "A poética de Deus", com lançamento agendado para novembro.

O catálogo para a Feira de Frankfurt, que decorre de 14 a 18 de outubro, inclui uma secção reservada à preparação do centenário das aparições marianas em Fátima e a obra "Santuários de Portugal".

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 29.09.2015 | Atualizado em 19.04.2023

 

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos