Pedras angulares
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Orar pelos padres

Muita gente tem o costume de dizer sempre mal dos padres, de os desprezar constantemente. (...) Faríeis melhor se rezásseis por eles. Muitos há que nunca rezam pelo seu pastor; a isto se chama ser ingrato. Pois que, pelo contrário, o padre incessantemente reza por vós, quando oferece o sacrifício divino, quando tem Nosso Senhor entre as suas mãos.

Obedeceis ao vosso interesse se pedirdes a Deus pelos padres: quanto mais santos são, maiores são também as graças que para vós obtém. É preciso que rezemos muito, principalmente nas Têmporas, na altura das ordenações, para que Deus nos dê bons padres. Quanto bem eles nos podem fazer, se forem santos! Mas quando o não forem, nunca digais mal. Aquele que desprezais é talvez o que vos trará a absolvição na hora da morte; ou talvez vos exponhais à privação do ministério sacerdotal no derradeiro instante.

Dizeis: é um homem como qualquer outro... Certamente! É feito de corpo e alma como qualquer outro. Mas é o seu ministério que importa tomar em consideração; foi investido de poderes pelo próprio Deus. Ide, ensinai todas as nações. Assim como meu Pai me enviou, Eu vos envio. Tal como um rei que entrega ao seu embaixador um tesouro que este deve distribuir como lhe apraz, assim Deus colocou entre as mãos dos padres todos os méritos da sua Morte e Paixão, para que nos fossem distribuídos.

 

Biografia de S. João Maria Vianney

Nasceu em Lion no ano 1786. Depois de superar muitas dificuldades, pôde ser ordenado sacerdote. Tendo-lhe sido confiada a paróquia de Ars, na diocese de Belley, o santo promoveu nela admiravelmente a vida cristã, por meio duma eficaz pregação, com a mortificação, a oração e a caridade. Revelou especiais qualidades na administração do sacramento da Penitência e na direcção espiritual, e por isso acorriam fiéis de todas as partes para escutar os seus santos conselhos. Morreu em 1859.

 

Do arquivo: «Pescadores de Homens» (em inglês)

This text will be replaced
 

 

Texto: S. João Maria Vianneu, Cura d'Ars
Nota biográfica: Secretariado Nacional da Liturgia
Vídeo: Conferência Episcopal dos Estados Unidos da América - Secretariado das Vocações e da Formação Presbiteral
19.06.09

São João Maria Vianney
S. João Maria Vianney

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página