Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Diocese de Angra

"Peregrino": escultura à entrada de igreja renova projeto de arte e sensibilização para a pobreza

A paróquia de São José, em Ponta Delgada, apresenta esta sexta-feira (12 de outubro) a escultura “Sem título V (Peregrino)”, de Daniel Oliveira, no âmbito do projeto “Indigências”, que pretende unir arte e sensibilização para a pobreza.

A peça em ferro de 2,20 metros de altura, concebida em 2011, sugere, «pela sua profusão de planos, uma figura reclinada caminhando», explica o artista na nota de imprensa enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC).

«Colocada à entrada da Igreja de São José, procuro criar um paralelismo entre a experiência estética e a experiência espiritual. O Peregrino que procura consolo espiritual perante as indigências da vida caminha para o Templo», acrescenta Daniel Oliveira.

Em declarações proferidas em julho ao SNPC, o pároco, padre Duarte Espírito Santo, sublinhou que o «primeiro objetivo» do projeto “Indigências” «é fazer com que a arte seja lugar e espaço de diálogo e de denúncia, a partir das realidades da pobreza e das misérias que povoam o Campo de S. Francisco [onde se localiza a igreja de S. José].

«Quem for à igreja para rezar, visitar uma obra de arte ou participar num ato litúrgico vai deparar-se sempre com os problemas da miséria e da pobreza. Os pobres são verdadeiros anunciadores de uma mensagem que interpela quem está acomodado com a vida e com a injustiça que teima em permanecer», referiu.

Daniel Oliveira nasceu em New Bedford, EUA, em 1975. Formou-se em Escultura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, tendo exibido obras em Ponta Delgada, Lisboa, Hamburgo e Belgrado, entre outras cidades.

A sessão de apresentação está marcada para as 19h00, na igreja de S. José, com a presença do autor.

Depois de Daniel Oliveira será a vez de Maria José Cavaco, com uma peça que vai ficar exposta em dezembro e janeiro, num ciclo que a paróquia da ilha de S. Miguel, na diocese de Angra, prolonga até ao primeiro semestre de 2014.

 

FotoPeregrino (Daniel Oliveira)

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 09.10.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Igreja de S. José
Foto: mircaskirca

 

Ligações e contactos
Igreja de S. José: ipsaojose@mail.telepac.pt; 296 28 28 94 / 96 904 67 30

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página