Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Exposição

Portugal é o primeiro país da Europa a acolher tesouros orientais do Kremlin

"Os Czares e o Oriente - Ofertas da Turquia e do Irão no Kremlin de Moscovo" é o tema da exposição temporária que o Museu Calouste Gulbenkian recebe em Lisboa até 18 de maio, naquela que constitui uma estreia da mostra na Europa.

«A coleção é constituída por 66 peças, entre vestes litúrgicas, armas, arreios de cavalos, têxteis, joias e objetos preciosos, ofertas dos sultões da Turquia ou xás da Pérsia [atual Irão] nos séculos XVI e XVII aos czares russos», explicou a comissária da exposição, Fernanda Passos Leite, ao "Ensaio geral", programa semanal de cultura da Renascença.

A peça à entrada da exposição, composta por presentes de prestígio de diplomatas ou objetos importados da Turquia otomana e do Irão safávida, «é um ícone belíssimo de Nossa Senhora do Leite, cópia do séc. XVI de um mais antigo, muito venerado na catedral da Anunciação, no Kremlin».

Referindo-se aos paramentos litúrgicos, a comissária destacou um báculo de madeira, «revestido a ouro e pedras preciosas, materiais que abundam nas armas, joias, arreios de cavalos e outros objetos»

As peças, anteriormente apresentadas no Instituto Smithsonian, em Washington, EUA, «constituíam produtos essenciais na vida da corte russa, apresentados com toda a pompa, em cerimónias oficiais ou serviços religiosos nas catedrais do Kremlin», realça o site do museu.

«Destaca-se a apresentação pela primeira vez em Portugal de peças impressionantes pela riqueza das pedras preciosas que as decoram, pelos tecidos sumptuosos de que muitos objetos são feitos e pela qualificada originalidade, desconhecida até agora entre nós», lê-se.

Realizado pela jornalista Maria João Costa, o programa "Ensaio geral" em que esta entrevista foi apresentada está disponível para ser ouvido na íntegra no site da Renascença.

ImagemÍcone de Nossa Senhora do Leite. Moscovo, séc. XVI. Moscovo, Museus do Kremlin

 

Entrevista: Maria João Costa (Renascença)
Redação: SNPC/rjm
08.03.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

ImagemÍcone de
Nossa Senhora do Leite (det.)
Moscovo, séc. XVI
Moscovo, Museus do Kremlin

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página