Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Natal

Priscos: presépio ao vivo regressa a 23 de dezembro

Seis centenas de participantes, 70 cenários e 30 mil metros quadrados compõem a edição de 2012/13 do presépio ao vivo de Priscos, na arquidiocese de Braga, que pretende ser «uma oportunidade para fazer uma viagem ao tempo de Jesus».

«Vozes, música, cheiros, sabores, sons, casas, lojas, praças e mercados» dão vida a «uma história sempre antiga e sempre nova», com referência às culturas judaica e romana, lê-se no site da iniciativa.

A inauguração da sétima edição decorre a 23 de dezembro, às 10h30, podendo voltar a ser visitado das 14h00 às 20h00 do mesmo dia, período em que estará em direto na TVI.

O presépio, que já foi considerado «o maior da Europa» ao vivo, volta a abrir portas no dia de Natal (15h00-18h00), dia 30 (14h30-18h00), 1 de janeiro (15h00-18h00), dia 3 (14h30-17h00) e dia 5 (20h00-23h00).

Foto

Incensos, ervas aromáticas, pão ázimo e hidromel, ferreiros a forjarem e temperar o ferro, «o sapateiro a concertar sandálias rompidas, os serradores que cortam lenha, os camponeses a organizarem as ferramentas de trabalho, tecedeira no tear a jogar fios de lã, o oleiro a amassar o barro, a padeira a amassar a farinha, os pastores que cuidam dos seus rebanho, o rabino que canta salmos na sinagoga com outros sacerdotes, as vendedoras de sementes, legumes, plantas e peixe dão vida a outras vidas».

Foto

A recriação de Belém ao tempo do nascimento de Jesus inclui personagens como «Abraão, Sara, Moisés, Faraó, Rei David, Rei Herodes, Reis Magos, os doze apóstolos, Sagrada Família, soldados romanos, as virgens vestais, os membros do senado romano, os fariseus, saduceus e publicanos e muitos animais».

«Os "atores" são homens, mulheres, jovens e crianças da Paróquia de São Tiago de Priscos e muitas pessoas oriundas de vários pontos do país (Barcelos, Guimarães, Fafe, Porto, Coimbra e Lisboa).»

Foto

 

Fotografia: Rodrigo Lima
© SNPC | 23.11.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página