Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Presépio do Vaticano vai ser napolitano e a árvore da Natal vem da Baviera

A praça São Pedro, no Vaticano, vai contar este ano com um presépio oferecido pelo arcebispo de Nápoles, cardeal Crescenzio Sepe, enquanto que a árvore de Natal provém da Baviera, na Alemanha.

O presépio terá o estilo artístico da Nápoles do século XVIII, revela o portal de notícias do Vaticano, adiantando que o responsável será Antonio Di Tuoro, que há anos cuida dos presépios da arquidiocese italiana.

Os pastores foram criados por Antonio Canton, artista de San Gregorio Armeno, a rua napolitana conhecida internacionalmente pelos espaços dedicados a figuras e elementos tradicionais para presépios.

Canton é o criador do presépio de cerca de quatro metros, integralmente construído com material reciclado, embora de acordo com a tradição setecentista.

«1223-2013: Em 1223, São Francisco cria o primeiro presépio; em 2013, Francisco é o primeiro Papa que recebe em Roma o presépio napolitano», lê-se no presépio.

FotoTransporte da árvore de Natal para o Vaticano. Foto de arquivo

Por seu lado, a árvore de Natal é um abeto de 25 metros de altura e 7,2 toneladas, que foi cortado esta segunda feira em Ratisbona e chegará a Roma na quinta-feira, anuncia o site "Vatican Insider".

«Estamos orgulhosos por poder levar uma árvore de Natal do centro da Europa ao centro da cristandade, em Roma», afirmou o bispo de Ratisbona, Rudolf Voderholzer.

O abeto, de 45 anos, vai ser escoltado na manhã de sexta-feira pela polícia no trajeto entre Roma e o Vaticano, onde ficará com outras 60 árvores mais pequenas.

Foto Foto de arquivo

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 02.12.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Árvore de NatalFoto de arquivo

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página