Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Presidente do Conselho Pontifício da Cultura tem sido «providencial», afirma Walter Osswald

Imagem

Presidente do Conselho Pontifício da Cultura tem sido «providencial», afirma Walter Osswald

O presidente do Conselho Pontifício da Cultura, o cardeal italiano Gianfranco Ravasi, «tem sido providencial» para aprofundar a relação entre a Igreja e o mundo das expressões culturais, considera Walter Osswald, médico e especialista em Bioética que a Igreja católica distinguiu com a edição de 2016 do Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes.

Em declarações ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), o professor catedrático sustenta que se «têm feito muitos progressos nas últimas décadas», ainda que a não seja um trajeto fácil, dado que «na Cultura há representações de todas as orientações, e muitas delas são de agnosticismo e ateísmo militante».

«A Igreja católica terá tido, muitas vezes, desconfianças em relação a essas posições. Não é fácil sentarmo-nos à mesa de alguém que nos diz "tu não tens razão de existir", "tu não tens capacidade de intervir", "nego-me totalmente a falar contigo". Isto aconteceu em alguns setores da Cultura», afirmou.

O extremar de posições conduziu, «algumas vezes, a uma atitude de rejeição e de enfrentamento», atitude que para Walter Osswald «tem sido progressivamente desmontada pelos pontífices, pela Igreja, pelos responsáveis da Cúria, e particularmente agora, com as atividades do cardeal Ravasi», que têm inspirado uma tendência de aproximação que está a ser seguida, «em geral», por todas as conferências episcopais.

«A Igreja católica não pode estar de costas voltadas para a Cultura nem pode alhear-se desse fenómeno, dado que ele faz parte das componentes mais nobres da vida humana. A Igreja católica tem de estar presente, e não o pode fazer só para dizer "isto agrada-me, aquilo desagrada-me". Tem de manter o diálogo, tem de manter o fórum das ideias e dos embates, porque a Igreja tem muito para propor e não tem nada que impor», vincou.

Para Walter Osswald, «a situação atual é incomparavelmente melhor» do que há algumas décadas: «Temos assistido, da parte de eminentes figuras da cultura que não têm inserção confessional, ou que se revelam como agnósticas, ou até ateias, a diálogos com papas e cardeais».

Estes diálogos «com intelectuais que têm opinião diversa» também tiveram lugar e continuam, «quer com o atual presidente da Conferência Episcopal, D. Manuel Clemente, quer com o seu antecessor, D. José Policarpo. E poderíamos ir mais atrás, com D. António Ribeiro».

«Isto são factos. Eles poderão, muitas vezes, ter caminhos com pedras a vencer, com tropeços, mas são caminhos de futuro», concluiu Walter Osswald.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 17.05.2016 | Atualizado em 18.04.2023

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos