Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Responsáveis da autarquia, academia, cultura e comércio do Porto "despedem-se" de D. Manuel Clemente

Os responsáveis da autarquia, academia e comércio portuenses intervêm na "Sessão de Homenagem do Porto" ao anterior bispo diocesano e atual administrador apostólico, D. Manuel Clemente, que a 6 de julho toma posse do Patriarcado de Lisboa.

O encontro que decorre esta quarta-feira, 26 de junho, no Palácio da Bolsa, na Cidade Invicta, começa às 18h30 com uma «intervenção de boas vindas» por parte do presidente da Associação Comercial do Porto, Rui Moreira, revela o site diocesano.

Seguidamente serão apresentados «4 Testemunhos sobre um Bispo do Porto», a começar por "O Académico e o Cientista Social", por Marques dos Santos, reitor da Universidade do Porto, e "Uma ideia de Inclusão Social e de Cidadania", a cargo de António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia da cidade.

"Uma visão da Sociedade e da Cultura", por Luís Braga da Cruz, presidente da Fundação de Serralves, e "A Res publica", por Rui Rio, que dirige a Câmara Municipal do Porto, concluem os testemunhos.

O programa prevê depois a "Entrega de Lembranças", um momento musical protagonizado pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, e a "Sessão de Cumprimentos".

D. Manuel Clemente, que a 16 de julho completa 65 anos, foi bispo do Porto entre 24 de março de 2007 e 18 de março de 2013, data em que o papa Francisco o nomeou patriarca de Lisboa.

O prelado recebe este sábado, no Vaticano, das mãos do papa, o pálio, insígnia colocada à volta do pescoço por todos os arcebispos nas celebrações mais solenes como sinal da autoridade metropolitana e símbolo de unidade.

O pálio é uma tira de lã branca, com seis cruzes negras, imposta sobre os ombros, deixando duas faixas pendentes sobre o peito e uma sobre as costas.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 25.06.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoD. Manuel Clemente

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página