Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Revista "Libellus" destaca música sacra portuguesa de Advento

Imagem Capa (det.) | D.R.

Revista "Libellus" destaca música sacra portuguesa de Advento

O "Tempo do Advento" é o tema da mais recente edição da "Libellus", revista bianual de música sacra, que com este número conclui a «visitação aos quatro tempos "fortes"» do ano litúrgico.

«Como sempre, desejamos que possam sentir-se envolvidos por mais esta edição de repertório diversificado, pautado por horizontes próprios, que aflora o passado, e que procura deixar trilhos para o futuro que, agora no presente, procuramos aprimorar e galgar», refere a nota de apresentação.

«É o espírito do Advento que nos impele a apresentar mais este número que, certamente, contribuirá com mais um passo coeso na exposição da Música Sacra Portuguesa e que, contamos, puxe por todos os intervenientes a isso dispostos», conclui a introdução.

O número 4 da "Libellus" inclui as partituras "Ave Maria" (Fernando C. Lapa), "Cântico da manhã" (Manuel de Faria), "Brotará um rebento" (Fernando Valente), "Super te Jerusalem" (Pedro de Miranda), "Desça o orvalho" (Nuno Costa) e "O Oriens" (Bruno Ferreira).

O conjunto de doze composições publicadas nesta edição compreende também "Rorate cæli" (Eugénio Amorim), "Ave Maria" (Joaquim dos Santos), "Florescerá um ramo" (Eugénio Amorim), "Derramai-vos, ó céus" (Fernando C. Lapa), "Eis a escrava do Senhor" (Carlos da Silva, João Santos) e "Nunc dimitis" (Joaquim dos Santos).

A revista apresenta igualmente o texto "Advento da Misericórdia", «reflexão concisa» assinada por Rui Osório, jornalista e pároco da Foz do Douro, no Porto.

Pela equipa da Libellus, compreendendo o corpo principal e colaboradores, passaram os compositores Joaquim dos Santos e Manuel Faria. A composição atual agrega especialistas e compositores de ampla faixa etária, nascidos entre 1950 e 1991.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 24.11.2015

 

 

 
Imagem Capa | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos