Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Guimarães

Roteiro apresenta santuários em torno da Capital Europeia da Cultura

O segundo projeto dos roteiros religiosos no âmbito de Guimarães Capital Europeia da Cultura foi apresentado na sexta-feira no Museu Alberto Sampaio, na cidade vimaranense.

Os desdobráveis são dedicados a santuários localizados na “coroa” da cidade: S. Torcato, Santa Marinha da Costa, Penha, Nossa Senhora da Lapinha e São Bento das Peras, em Vizela.

Os folhetos, que incluem um breve apontamentos histórico, fotografias e mapa, foram apresentados em conferência de imprensa que contou com intervenções do presidente do município, António Magalhães, o presidente da Fundação Cidade de Guimarães, João Serra, e cónego João Paulo Abreu, responsável pela cooperativa Turel – Turismo Religioso, ligada à Igreja Católica.

«Mesmo um ateu não abdica de perceber a dimensão do monumento religioso», frisou o presidente da autarquia.

A primeira edição dos roteiros religiosos, lançada em maio, incidiu sobre nove igrejas do centro urbano de Guimarães: S. Pedro, S. Francisco, Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, Nossa Senhora da Oliveira, conventual de S. Domingos e paroquial de S. Paio, Nossa Senhora do Carmo, Santo António dos Capuchos, S. Sebastião e Misericórdia.

 

FotoFoto: Guimarães Capital Europeia da Cultura

 

FotoFoto: Guimarães Capital Europeia da Cultura

 

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 09.10.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoSantuário da Penha, Guimarães
Foto: Helder Pedro

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página