Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Santuário de Fátima lança prémio de fotografia sobre aparições

Imagem Cartaz (det.) | D.R..

Santuário de Fátima lança prémio de fotografia sobre aparições

O Santuário de Fátima anunciou o lançamento de um prémio de fotografia com quatro categorias que visa assinalar o centenário das aparições marianas na Cova da Iria, que se assinalam em 2017.

Aberto a fotógrafos amadores e profissionais, portugueses e estrangeiros, o concurso reconhece «a importância da Fotografia como arte indissociável do mundo contemporâneo e a sua ligação histórica e umbilical a Fátima», refere uma nota de imprensa enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«A iniciativa evidencia a convicção do Santuário de Fátima de que a arte fotográfica constituirá, concretamente por meio deste Prémio, um privilegiado e relevante contributo para uma fecunda hermenêutica de Fátima – semântica, artística e contemporaneamente significativa –, bem como um instrumento particularmente propício para a vivência e o assinalamento daquela singular celebração que, desde 2010 e ao longo de um festivo septenário, tem vindo a adensar-se», lê-se no sítio dedicado ao Prémio.

O concurso vai premiar com 1 000 euros os vencedores de cada uma das secções: “Retrato Humano”, “Paisagem”, “Espiritualidade e Mensagem: práticas e ritualidade” e “Fotonarrativa”.

Ao melhor trabalho é atribuído o título de “Fotografia do Centenário das Aparições”, no valor de 2 500 euros, quantia que abrange a verba reservada à categoria a que o autor concorreu.

Na secção “Retrato humano” realça-se que «são múltiplos os rostos que habitam o Santuário de Fátima: residentes e peregrinos, turistas e forasteiros e tantos outros protagonistas do retrato humano».

«O cenário do permanente acontecimento “Fátima”, construído ou natural, é também imagem-protagonista que se faz matéria da ação e que se presta a ser múltiplas vezes reinterpretada», refere o regulamento ao enquadrar a categoria “Paisagem”.

A secção “Espiritualidade e Mensagem” abre-se aos «diferentes elementos que consubstanciam o agir devocional», que «podem proporcionar subsequentes leituras e ser geradores de uma reflexão sobre os temas de Fátima: o rosário, o Coração Imaculado de Maria, a Paz, o peregrino, o papa, a reparação».

No âmbito da “Fotonarrativa” são aceites seis a 13 fotografias, acompanhadas por um texto com 500 a 800 caracteres.

O júri integra os fotógrafos Fernando Guerra, Rui Ochoa, Inês d’Orey, Paulo Catrica e José Soudo, o diretor do Museu do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, e é presidido pelo reitor do Santuário de Fátima, P. Carlos Cabecinhas.

Os autores podem concorrer com um máximo de dois trabalhos fotográficos por categoria, em formato digital, com imagens recolhidas entre 8 de dezembro e 13 de outubro de 2016. As imagens devem ser entregues na Reitoria do Santuário ou via correio postal até dia 31 de outubro de 2016.

«As fotografias a concurso devem respeitar as interdições do Santuário para a captação de imagens e não podem ser alvo de manipulação, à exceção do normal tratamento, enquadramento, reequilíbrio de cor, densidade e contraste», refere o regulamento.

A deliberação do júri será divulgada a 4 de novembro de 2016, através da página do Santuário de Fátima. Os melhores trabalhos selecionados pelos jurados poderão integrar uma exposição e ser objeto de publicação.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 06.11.2015

 

 

 
Imagem Cartaz (det.) | D.R.
A iniciativa evidencia a convicção do Santuário de Fátima de que a arte fotográfica constituirá, concretamente por meio deste Prémio, um privilegiado e relevante contributo para uma fecunda hermenêutica de Fátima – semântica, artística e contemporaneamente significativa
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos