Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Terras de Bouro

Santuário de S. Bento da Porta Aberta acolhe romaria de agosto

O santuário de S. Bento da Porta Aberta, em Rio Caldo, Terras de Bouro, acolhe de 10 a 15 de agosto a tradicional romaria, que atrai dezenas de milhares de peregrinos ao santuário mais visitado da arquidiocese de Braga.

O dia maior, 13 de agosto, conta com a participação do arcebispo primaz, D. Jorge Ortiga, que preside à eucaristia a partir das 11h30. O programa estende-se pela tarde e noite, com bandas filarmónicas, exposição da relíquia de S. Bento e procissão em sua honra, além de fogo de artifício.

O dia 12, dedicado à cultura regional, reúne associações culturais e recreativas do município de Terras de Bouro, que vão exibir as suas artes e tradições entre as 15h00 e as 19h00 no recinto do santuário.

Além das celebrações eucarísticas nos espaços de culto, está também agendada a reinauguração da estalagem de S. Bento.

O santuário remonta a 1614, ano em que por intermédio de um visitador se construiu uma capela em honra de S. Bento, devoção devida à influência dos monges de Santa Maria de Bouro.

Segundo a tradição, a capela construída em Rio Caldo tinha sempre as portas abertas, servindo de abrigo a quem passava. Daí lhe terá advindo a designação de S. Bento da Porta Aberta.

Foto

 

Texto: Igreja Viva
Fotografias: Santuário de S. Bento da Porta Aberta
07.08.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página