Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Lisboa

Teatro do Ourives apresenta leitura encenada de "Job, ou a tortura pelos amigos"

O Teatro do Ourives vai apresentar a leitura encenada de "Job, ou a tortura pelos amigos", de Fabrice Hadjadj, de 2 a 4 de maio, em Lisboa.

O texto traduzido por Sara Ideias e Júlio Martín da Fonseca, que também é responsável pela dramaturgia e encenação, conta com a interpretação de nove atores, revela uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«Job, figura da esperança, não teme declarar: a forca seduz-me. Como é possível admitir que as suas aparentes blasfémias estejam mais próximas da confiança, do que qualquer resignação?», questiona o texto de apresentação.

O texto de Fabrice Hadjadj inspira «um Job moderno, que surge no espaço nu do teatro» e é «submetido aos ataques sucessivos daqueles que são piores que os seus inimigos: os seus amigos, demasiado compassivos», que se «esforçam por sufocar o seu queixume, com consolações melosas ou com frias desolações».

«Da eutanásia ao cinismo, do "pensamento positivo" ao catecismo automatizado, como resistirá Job aos assaltos de tanta solicitude?».

A leitura do texto baseado no livro bíblico de Job é apresentada às 21h00 na Livraria Ferin, Rua Nova do Almada, no Chiado.

O Teatro do Ourives nasceu de um grupo de terapeutas com experiência nas artes dramáticas que colabora com o Vale de Acor, associação de recuperação para pessoas com dependência de álcool ou drogas.

O nome do grupo homenageia o papa João Paulo II (1920-2005), que além de ator e escreveu uma peça, chamada "A Loja do Ourives".

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 17.04.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

Ligações e contactos
Informações e reservas: teatrodoourives@gmail.com
Teatro do Ourives

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página