

Póster das Jornadas (det.) | D.R.O padre checo Tomáš Halík abre hoje as 28.ªs Jornadas de Teologia, em Braga, com a conferência “Porque me abandonaste”, iniciando um encontro que até quarta-feira debate o tema "Sofrimento: para além do porquê!".
Na terça-feira, a Revista Cenáculo e a Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia de Braga, que organizam as Jornadas, propõem a mesa-redonda “O que sofrer faz dizer?”.
O colóquio conta com as intervenções da psicóloga Margarida Cordo, do pediatra Filipe Almeida e do padre Jorge Vilaça, assistente espiritual no Centro Hospitalar do Médio Ave.
As sessões, que decorrem no Auditório Vita e se iniciam sempre às 21h15, terminam no dia 4 com a conferência “Sair ferido da Palavra”, que o padre e poeta José Tolentino Mendonça vai centrar na dimensão bíblica do sofrimento.
«Na certeza de que todas as explicações são débeis e todas as linguagens parecem ser inadequadas, pretende-se oferecer uma reflexão séria e sistemática sobre o sofrimento como ocasião de descoberta da própria riqueza interior, como aprofundamento das relações e como criação de um modo diferente de viver e amar», assinalam os organizadores, em nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
As conferências e o debate, com entrada livre, são antecedidos por um «momento cultural» protagonizado, esta segunda-feira, por um quarteto da Escola Profissional Artística do Vale do Ave, pelo Coro Académico da Faculdade de Teologia (dia 3) e pelo ator e encenador José Miguel Braga (dia 4).
Rui Jorge Martins
Póster das Jornadas (det.) | D.R.