Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Braga

Universidade Católica propõe enriquecimento cultural para pessoas com mais de 50 anos

Literatura, cidades criativas, música, história da Arte, cinema e filosofia são algumas das unidades curriculares que a Universidade Católica Portuguesa (Braga) propõe a pessoas com mais de 50 anos.

O programa "Sophia", termo de origem grega que pode ser traduzido por "Sabedoria", abrange também «atividades extra-curriculares», como conferências, visitas culturais, filmes, audições musicais, representações teatrais e visitas a instituições.

Em resposta às mudanças demográficas, «em que um número significativo de pessoas se afastou do mundo laboral e se encontra ainda na posse plena das suas capacidades, nomeadamente intelectuais», o "Sophia" visa «proporcionar a dignificação» do tempo livre,  «numa perspetiva de maior qualidade de vida».

O projeto, que junta professores das faculdades de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas, pretende «motivar as pessoas ao longo da vida, numa visão integradora e holística do desenvolvimento humano, assente no constante aperfeiçoamento cognitivo, social, emocional, cultural, ético e espiritual» que possibilite a «reinvenção» do quotidiano dos alunos.

A «formação académica diversificada, de nível universitário, tendo em conta as especificidades do público a que se destina», compreende um plano de estudos em dois anos, divididos em quatro semestres, onde se encontram disciplinas como tecnologias de informação, Liturgia, Psicologia e Desenvolvimento, Temas de Iconografia e Bioética.

Para o curso, que pode ser frequentado com ou sem avaliação, não é exigido qualquer grau de escolaridade, mas os candidatos deverão fazer prova de aptidão, nomeadamente, no âmbito da entrevista de seleção.

As pré-inscrições pela internet terminam a 11 de outubro e o início das aulas está marcado para 28 do mesmo mês.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 05.09.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página