Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Indonésia

Um bispo em duas rodas: quando a fé acelera de moto

Ao automóvel prefere a moto com que percorre as estradas da sua diocese. É um bispo sobre duas rodas: D. Giulio Mencuccini vive há 38 anos no Bornéu, a maior ilha do arquipélago da Indonésia.

«Aqui todos usam a moto», diz o prelado italiano de 66 anos pertencente à congregação dos Passionistas. Na diocese de Sanggau, que dirige há mais de duas décadas, há duas centenas ao serviço de padres, freiras e leigos.

Os automóveis «não servem»: «Não estou certo de conseguir chegar ao destino se por exemplo há uma cheia».

Ao guiador não conhece obstáculos: «A mota é o melhor meio nas estradas esburacadas do país. Ultrapassam-se facilmente todas as dificuldades. Com a bicicleta seria demasiado difícil, se não impossível».

Foto

No último domingo, 29 de julho, D. Giulio Mencuccini pilotou uma mota de 1200 cc. e encabeçou cerca de 100 motociclistas num passeio até ao santuário de S. Gabriel, em Itália.

A iniciativa, que incluiu a celebração de uma missa presidida pelo prelado e uma oração pelos motociclistas mortos em acidentes de viação, visou angariar fundos para crianças pobres da diocese de Sanggau.

FotoCom Valentino Rossi, um dos pilotos com mais títulos em corridas

O prelado quis que o evento fosse «um sinal», dado que «quando se pensa nos motociclistas pensa-se sempre algo negativamente». Desde 1995 que organiza passeios de solidariedade para ajudar os fiéis da sua diocese, uma experiência que o faz dizer que os motociclistas fazem progressos a nível espiritual.

 

Avvenire / Agências
© SNPC | 31.07.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página