Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Um cristão que não é revolucionário, não é cristão, escreve papa em livro que aproxima Doutrina Social da Igreja dos jovens

Imagem D.R.

Um cristão que não é revolucionário, não é cristão, escreve papa em livro que aproxima Doutrina Social da Igreja dos jovens

«Um cristão que não seja revolucionário neste tempo, não é cristão», sublinha o papa no prefácio do livro “DoCat”, «que aborda a Doutrina Social da Igreja numa linguagem jovem, acessível e dinâmica».

A obra, que integra a coleção “YouCat”, conteúdos fundamentais da Igreja católica dirigidos aos jovens, é lançada hoje, durante o primeiro dia das Jornadas Mundiais da Juventude, que decorrem na cidade polaca de Cracóvia, anuncia a Paulus Editora, distribuidora da versão portuguesa, em comunicado enviado ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«Eu espero que um milhão de jovens, mais ainda, que uma geração inteira seja, para os seus contemporâneos, uma doutrina social em movimento», realça Francisco no texto introdutório.

O papa sublinha que «o mundo só mudará quando homens com Jesus se entregarem por ele, com Ele forem para as periferias e para o meio da miséria» e desafia os jovens a entrarem na política e a lutar pela justiça e dignidade humana.

O “DoCat”, «tradução popular da Doutrina Social da Igreja Católica, tal como foi desenvolvida em importantes documentos desde Leão XIII», estará disponível em mais de 30 línguas.

Redigido segundo o mesmo estilo do “YouCat”, com perguntas e respostas, o livro inclui fotografias a cores, e citações de S. João Paulo II, Beata Madre Teresa de Calcutá, papa Francisco e papa Bento XVI, proporcionando aos jovens, através de um desenho gráfico para eles pensado, critérios de discernimento em questões sociais e políticas à luz dos ensinamentos da Igreja.

A par do livro será lançada uma aplicação para equipamentos de comunicação móveis que, além dos conteúdos impressos, inclui recursos motivacionais para estudar a Doutrina Social da Igreja, explicou o responsável da Fundação YouCat, Christian Lermer, em declarações à página Catholic News Service.

O criador da Fundação YouCat, Bernhard Meuser, explicou que a elaboração do livro contou com o aconselhamento de jovens, que também propuseram a inclusão de várias das imagens presentes na edição.

«Ponde-vos, portanto, vós mesmos em movimento. Se muitos colaborarem nesta ação comum, então as coisas irão melhorar neste mundo e os homens poderão sentir que o Espírito de Deus age através de vós», lê-se no prefácio assinado por Francisco, que vai oferecer o livro a todos os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude.

A edição portuguesa do “DoCat” vai estar disponível a partir de setembro.

 




 

Rui Jorge Martins
Publicado em 26.07.2016

 

 

 
Imagem D.R.
Ponde-vos, portanto, vós mesmos em movimento. Se muitos colaborarem nesta ação comum, então as coisas irão melhorar neste mundo e os homens poderão sentir que o Espírito de Deus age através de vós
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos