Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Um reino que liberta, um rei que se faz servo

Imagem

Um reino que liberta, um rei que se faz servo

Naquele tempo, disse Pilatos a Jesus: «Tu és o Rei dos Judeus?».
Jesus respondeu-lhe: «É por ti que o dizes, ou foram outros que to disseram de Mim?».
Disse-Lhe Pilatos: «Porventura eu sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes é que te entregaram a mim. Que fizeste?».
Jesus respondeu: «O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que Eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui».
Disse-Lhe Pilatos: «Então, Tu és Rei?».
Jesus respondeu-lhe: «É como dizes: sou Rei. Para isso nasci e vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz». (João 18, 33b-37, Evangelho da solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, último domingo do ano litúrgico)

Dois reis, um diante do outro. Pilatos, a máxima autoridade civil e militar e Israel, cujo poder supremo é infligir a morte; Jesus, que por seu lado tem o poder, materno e criador, de dar a vida em plenitude.

Qual dos dois é mais livre, qual deles é mais homem? Pilatos, rodeado das suas legiões, prisioneiro dos seus medos, ou Jesus, um rei desarmado que a verdade fez livre; que não tem medo, não faz medo, liberta do medo, que ensina a depender só do que se ama?

Comove-me sempre a coragem de Jesus, a sua estatura interior; nunca o vemos servil ou amedrontado, nem sequer diante de Pilatos, é Ele próprio até ao fundo, livre porque verdadeiro.

Portanto Tu és rei? Pilatos procura compreender quem tem diante de si, aquele galileu que fala e age de maneira a não deixar ninguém indiferente. Sim, mas o meu reino não é deste mundo. Talvez diga respeita a um amanhã, a um além? Mas então, porquê rezar «venha o teu reino», venha sobre as casas e os caminhos, venha depressa?

Os reinos da Terra alimentam-se na violência e da guerra. Jesus, ao contrário, nunca contratou mercenários, nunca formou exércitos, nunca entrou nos palácios dos poderosos a não ser como prisioneiro.

«Embainha a espada», disse a Pedro; de outra forma a razão será sempre a do mais forte, do mais violento, do mais cruel, do mais armado. O seu reino é diferente não porque se desinteressa da história, mas porque entra na história para que a história se torne totalmente outra.

Os servos dos reis combatem por ele. No seu reino acontece o inverso, o rei faz-se servidor: não vim para ser servido, mas para servir. Não esmaga ninguém, esmaga-se a si mesmo; não derrama o sangue de ninguém, derrama o seu sangue; não sacrifica ninguém, sacrifica-se a si mesmo pelos seus servos.

Pilatos não pode entender, toma a afirmação de Jesus, «Eu sou rei», e dela faz o título da condenação, a inscrição derisória a encrustar na cruz: este é o rei dos judeus. Queria ridicularizá-lo, e em vez disso foi profeta.

O rei é visível lá, na cruz, com os braços abertos, onde tudo dá de si e nada toma. Onde morre obstinadamente amando. E Deus o fará ressurgir, para que aquele corpo esmagado se torne canal para nós, e nada daquele amor se perca.

Depois, Pilatos aparece com Jesus à varanda da praça, à varanda do universo, e apresenta-o à humanidade: eis o homem. E todavia deveria querer dizer: eis o rosto alto e puro do homem.

 

Ermes Ronchi
In "Avvenire"
Trad.: Rui Jorge Martins
Publicado em 20.11.2015 | Atualizado em 15.04.2023

 

 
Imagem
Os servos dos reis combatem por ele. No seu reino acontece o inverso, o rei faz-se servido: não vim para ser servido, mas para servir. Não esmaga ninguém, esmaga-se a si mesmo; não derrama o sangue de ninguém, derrama o seu sangue; não sacrifica ninguém, sacrifica-se a si mesmo pelos seus servos
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos