Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Leitura: "Uma casa rica de misericórdia - O Evangelho de Lucas em família"

Imagem Capa (det.) | D.R.

Leitura: "Uma casa rica de misericórdia - O Evangelho de Lucas em família"

A Paulus Editora lançou recentemente o livro "Uma casa rica de misericórdia - O Evangelho de Lucas em família", assinado pelo arcebispo italiano Vincenzo Paglia, que desde 2013 preside ao Pontifício Conselho para a Família.

«Creio que também no início deste terceiro milénio devemos voltar a fazer o mesmo que nas origens do cristianismo: tomar o Evangelho nas nossas mãos, também nas nossas famílias, e reconstruir uma nova fraternidade entre as pessoas, uma nova solidariedade entre as famílias, para poder anunciar a “boa nova” do amor de Deus a todos», sublinha o autor na introdução.

Para o prelado, a Bíblia não está a ser devidamente assumida nas comunidades eclesiais, o que tem consequências na espiritualidade e na cultura: «É indispensável tomar na mão o Evangelho e escutá-lo com renovada atenção para termos um mundo mais fraterno, mais solidário, mais humano. A insegurança e o medo que marcam a vida deste nosso mundo, as incríveis injustiças que laceram a vida de tantos povos, a violência que se parece espalhar sem travão até mesmo dentro das nossas casas, os conflitos e as guerras que ainda continuam a ceifar vidas inocentes, só podem ser ultrapassados graças ao Evangelho».

«Infelizmente, nós cristãos corremos o risco de estar entre aqueles que não creem na força do Evangelho que transforma e se resignam à tristeza dos tempos. É urgente voltar a ouvir com paixão a “alegre notícia”, a começar pelas famílias. Há uma graça especial quando se lê o Evangelho em família, porque acontece aquilo que diz Jesus: "Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles. E tudo o que pedirem ao Pai em meu nome, ouvi-los-ei"», acrescenta.

Apresentamos três das quase 150 reflexões incluídas na obra, correspondentes a trechos do texto lucano, «por muitos chamado o «Evangelho da Misericórdia», que é indicado pelo papa para acompanhar o Jubileu da Misericórdia, iniciativa proposta por Francisco que decorre entre 8 de dezembro e 20 de novembro de 2016.

 

Maria e José encontram Jesus, menino de doze anos, no Templo
Lc 2,41-50

É a festa da Páscoa e Jesus realiza a sua primeira peregrinação ao Templo de Jerusalém. É a primeira Páscoa de Jesus e um dos momentos em que Ele diz claramente pertencer ao Pai. Até José e Maria, os que estiveram sempre mais perto d’Ele, não tinham compreendido. Será assim também na sua última Páscoa, quando também os discípulos mais íntimos não compreenderem e O deixarem só. «Porque me procuráveis?», diz aos pais. É uma angústia bela a de Maria e José. Como não andar angustiados sem Jesus? Por vezes nós, embora longe do Senhor, ficamos felizmente tranquilos. Pelo menos é isso que parece. Maria e José ensinam-nos a ter a justa preocupação: não perder o Senhor. «Começaram a procurá-l’O.» E por fim encontraram-n’O no lugar da oração. A Jesus encontramo-l’O sobretudo no Evangelho, na oração, nos irmãos e nos pobres, porque estas são as coisas do Pai. Todas as famílias devem vencer a tentação de pensar só em si mesmas, devem evitar o risco de se fecharem nos seus restritos horizontes e porventura considerarem os filhos propriedade privada. Não, cada um de nós é exortado não a viver para si mesmo, mas a participar no desígnio de amor de Deus, o de fazer da humanidade inteira uma única grande família.

Pensando no futuro
Quem mais do que nós está preocupado com o futuro dos filhos?
Certamente o Senhor!
Se os filhos ainda estão a crescer, rezemos para que compreendam
a sua vocação e lhe correspondam generosamente.
Se já são adultos, peçamos para eles
o dom da fidelidade ao projeto de Deus.

 

Jesus é o coração da família de Nazaré
Lc 2,51-52

A família de Jesus era uma família normal. Somos chamados a contemplá-la. Comover-nos-emos ao conhecer as orações que os três diziam de manhã e à tarde; seremos edificados ao constatar como Jesus adolescente enfrentava os primeiros apontamentos religiosos e civis, e como já jovem operário trabalhava com José; e depois o seu empenho em ouvir as Escrituras e na oração dos salmos. Quanto não poderiam as mães aprender com os cuidados de Maria para com aquele filho! E quanto os pais poderiam aprender com o exemplo de José, homem justo, que dedicou a sua vida a suster e a defender não a si mesmo mas o Menino e a mãe! Mas há uma profundidade, naquela família, que ficou velada aos olhos dos contemporâneos e que nos é desvendada pelo Evangelho: é a “centralidade” de Jesus. Este é o “tesouro” da “vida escondida”; Maria e José tinham acolhido aquele filho, defendiam-n’O e viam-n’O crescer no meio deles, melhor, dentro dos seus corações, e aumentavam o seu afeto e a sua compreensão.

"Selfie"
É o dia certo para tirar uma bela fotografia a toda a família
e enviá-la a um parente ou amigo
com uma mensagem simples de parabéns.
Façamos compreender a alguém o tesouro que somos,
apesar das fadigas que enfrentamos no dia-a-dia.

 

João vai para a periferia... para o deserto
Lc 3,1-6

João não é um homem do efémero. É um homem robusto e severo na sua essencialidade. Ele vem ao nosso encontro para que também nós descubramos o sentido verdadeiro da vida, reposto na espera do Senhor, da salvação. Ele pede-nos que nos afastemos com ele da cidade, de uma vida entendida como consumo de bens, de coisas, de afetos, para procurar uma felicidade que está sempre mais além. É preciso dirigirmo-nos para o deserto: precisamos de escutar e de refletir. É a Palavra de Deus que empurra João, e a nós, para sairmos da triste vida de sempre e nos deixarmos guiar pela sua luz. Como refere o evangelista, «havia quinze anos que Tibério era imperador de Roma» quando a Palavra de Deus foi enviada. Isto para dizer que a Palavra, o Evangelho, não é um facto evanescente, uma entidade abstrata e vaga; tão-pouco é uma voz escondida e privada. É uma Palavra que diz respeito a todos, a todo o império. Ela desce aos corações e transforma a vida do mundo.

Post-it
Entre tantas mensagens e ímanes no frigorífico,
coloquemos um lindo post-it colorido no qual escrevemos,
em letra grande, uma frase bela e importante.
Uma palavra significativa colocada bem à vista
na cozinha por alguns dias.
Quem será o primeiro a falar disso à mesa?

 

Publicado em 10.09.2015

 

Título: Uma casa rica de misericórdia - O Evangelho de Lucas em família
Autor: Vincenzo Paglia
Editora: Paulus
Páginas: 152
Preço: 9,00 €
ISBN: 978-972-301-891-2

 

 
Imagem Capa | D.R.
Infelizmente, nós cristãos corremos o risco de estar entre aqueles que não creem na força do Evangelho que transforma e se resignam à tristeza dos tempos. É urgente voltar a ouvir com paixão a “alegre notícia”, a começar pelas famílias
Todas as famílias devem vencer a tentação de pensar só em si mesmas, devem evitar o risco de se fecharem nos seus restritos horizontes e porventura considerarem os filhos propriedade privada
Há uma profundidade, naquela família, que ficou velada aos olhos dos contemporâneos e que nos é desvendada pelo Evangelho: é a “centralidade” de Jesus. Este é o “tesouro” da “vida escondida”
João não é um homem do efémero. É um homem robusto e severo na sua essencialidade. Ele vem ao nosso encontro para que também nós descubramos o sentido verdadeiro da vida, reposto na espera do Senhor, da salvação. Ele pede-nos que nos afastemos com ele da cidade, de uma vida entendida como consumo de bens, de coisas, de afetos, para procurar uma felicidade que está sempre mais além
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos